Segunda, 20 de agosto de 2018
87 98130-4191
Brasil

25/05/2018 ás 15h16 - atualizada em 25/05/2018 ás 15h24

249

Garanhuns MINHA Cidade / Jhonathas William J.W

Garanhuns / PE

ARTIGO: O BRASIL ERROU
Confira na matéria:
ARTIGO: O BRASIL ERROU

O Brasil errou. Errou e erra ao priorizar o rodoviarismo e os combustíveis fósseis. Ao desmantelar a infraestrutura ferroviária e desperdiçar seu enorme potencial hidroviário, transformando seus rios urbanos em esgoto. Errou ao não planejar uma mobilidade sustentável nas cidades, qualificando o transporte público e dando preferência absoluta a quem anda a pé e de bicicleta.


O país abandonou o incentivo aos biocombustíveis e à geração de energia renovável. Arengou por royalties de um combustível finito, poluente e ineficiente. Investiu bilhões no pré-sal e viu a Petrobrás ser dilapidada pela corrupção. Corrupção que se espalha na construção e manutenção de rodovias, nas faraônicas e devastadoras obras de hidrelétricas.


Ao insistir em tributar consumo ao invés de renda, aumentou os custos de toda a cadeia produtiva, prejudicando principalmente os mais pobres. Os impostos se acumulam e as políticas públicas são pouco efetivas. É difícil pagar e ainda mais difícil receber o devido retorno. Hoje se fala em carga tributária como outrora se falava de epidemia de saúde.


A verdade é que o Brasil não fez o dever de casa. Não fez a reforma tributária, não investiu na infraestrutura e na Educação. E a cada sete a um, vê a conta chegando, cada vez mais alta. O que se viu hoje aqui no Recife não é culpa, crime ou chantagem de caminhoneiro. É o prelúdio de um colapso econômico e social que, sim, pode ser ainda mais grave. Prelúdio que ainda conta com o oportunismo cretino e predatório.


Salvadores da pátria? Não há. Soluções que não passem pela democracia? Idem. Discurso autoritário e radicalismo definitivamente não haverão de resolver o problema.


Enquanto a gente não refletir de verdade sobre este modelo de desenvolvimento, a crise de hoje é só uma cosquinha da de amanhã. Sustentabilidade não é apenas uma palavrinha bonita de discurso ambientalista



ARTIGO DE FERNANDO HOLANDA.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Blog Oficial da Fan Page Garanhuns MINHA Cidade

Blog Oficial da Fan Page Garanhuns MINHA Cidade

Blog/coluna Blog Oficial da Fan Page Garanhuns MINHA Cidade
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium