Sexta, 14 de dezembro de 2018
87 98130-4191
Cidades

04/12/2018 ás 05h07 - atualizada em 04/12/2018 ás 05h15

60

Garanhuns MINHA Cidade / Jhonathas William J.W

Garanhuns / PE

JUPI: Um modelo de gestão municipal a ser seguido
O atual prefeito do município, Marcos Patriota (DEM), em dois anos de gestão já desponta como um dos melhores gestores públicos do estado.
JUPI: Um modelo de gestão municipal a ser seguido

A pequena e pacata cidade de Jupi, no agreste de Pernambuco, tem se destacado pela eficiência da atual gestão municipal, tanto nos serviços públicos essenciais; saúde, educação e assistência social, quanto nas obras de infraestrutura e urbanização.


O pequeno município agrestino com um pouco mais de 14 mil habitantes é um exemplo de modelo em gestão pública. O atual prefeito do município, Marcos Patriota (DEM), em dois anos de gestão já desponta como um dos melhores gestores públicos do estado. Seja na condução das finanças do município com a seriedade e a austeridade que se deve ter com o erário público, como também na área social onde a sua gestão tem se destacado pelas inúmeras ações desenvolvidas na educação, saúde e assistência social. Esta por sua vez, tem sido uma das marcas de sua gestão, pois o município depende muito das ações de governo, uma vez que sua principal atividade econômica é a agricultura em pequenas e médias propriedades, tendo como destaque o cultivo da mandioca para a produção da farinha, e o cultivo de grãos, como milho e feijão. Porém boa parte da sua produção agrícola é de subsistência, daí a necessidade da ação do governo municipal nas áreas sociais.


Outro aspecto que se destaca na gestão do prefeito Marcos Patriota são as obras de infraestrutura e urbanização da cidade, Jupi é um dos municípios de pequeno porte do estado de Pernambuco com uma das maiores áreas urbana saneada e pavimentada. Recentemente a cidade passou por amplo serviço de saneamento, drenagem e pavimentação, as principais ruas da cidade são pavimentadas com asfalto. Na limpeza urbana a cidade também se destaca com um eficiente serviço de coleta de lixo, limpeza varrimento de ruas. 


Nas finanças o gestor do município tem seguindo uma linha austera, uma vez que ele recebeu de sua antecessora um município com sérias dificuldades financeiras, com números negativos em relação as suas receitas e despesas. No seu primeiro ano de mandato Marcos Patriota procurou colocar as finanças do município em ordem, e não deixou os serviços essenciais pararem, o gestor foi em busca de desburocratizar e liberar receitas retidas do município junto aos governos estadual e federal para que os serviços públicos não parassem.  


Apesar das dificuldades financeiras que abateu quase todos os municípios brasileiros nos últimos dois anos, o prefeito Marcos Patriota, conseguiu fazer importantes investimentos nas áreas sociais e estruturais, melhorando a qualidade de vida dos seus munícipes.


O município ainda se recupera da crise financeira que atingiu muitos municípios brasileiros, com a diminuição da arrecadação e dos repasses estadual e federal.


Em entrevista a nossa redação o prefeito Marcos Patriota disse está preocupado com o fechamento das contas do município para esse ano, já que os repasses oriundos dos governos estadual e federal estão atrasados, e o município está pagando os aposentados e pensionistas com recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que faz a situação do município ficar ainda mais delicada no quesito receitas e despesas. “Essa receita poderia ser usada em outra área, mas temos que fazer o possível para está dentro da legalidade e em dias com os servidores”, afirmou o gestor.  


Ainda segundo o gestor, ele recebeu de sua antecessora o Instituto de Previdência do Município quebrado, e as contas não fechavam. Segundo ele, foi necessário um grande esforço para colocar as contas do município em dias e fazer a maquina funcionar.  


Municípios do porte de Jupi dependem principalmente dos repasses federais, uma vez que não são altos suficientes em receitas e despesas, e as receitas desses municípios são basicamente oriundas dos governos estadual e federal.



O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Blog Oficial da Fan Page Garanhuns MINHA Cidade

Blog Oficial da Fan Page Garanhuns MINHA Cidade

Blog/coluna Blog Oficial da Fan Page Garanhuns MINHA Cidade
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium