Terça, 19 de março de 2019
87 98130-4191
Política

12/03/2019 ás 09h30 - atualizada em 12/03/2019 ás 09h41

113

Garanhuns MINHA Cidade / Jonathas William J.W

Garanhuns / PE

Câmara Federal comemora aniversário do município de Garanhuns/PE
Confira na matéria:
 Câmara Federal comemora aniversário do município de Garanhuns/PE
: Homenagem ocorreu em sessão solene no Plenário da Câmara. Foto: Najara Araujo / Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados realizou nesta segunda-feira (11) sessão solene em homenagem ao aniversário de 208 anos de Garanhuns, município pernambucano que fica a 230 km de Recife.


O deputado Fernando Rodolfo (PR-PE), que requereu a sessão, destacou a importância do município para o desenvolvimento do Nordeste e para a unidade nacional.


“Já está bem claro hoje, em Pernambuco, que se não bastar ocupar um lugar de destaque ao lado de cidades como Olinda, Jaboatão, Caruaru e Petrolina, Garanhuns deve ser lembrada também como marco histórico no esforço pela construção da unidade nacional”, declarou.


Garanhuns surgiu em meados de 1600, fundada por escravos e colonizadores portugueses, que se dirigiram para o interior do estado fugindo da invasão dos holandeses. O local já era ocupado pelos indígenas da nação Cariri. Devido ao clima mais ameno, Garanhuns é também conhecida como a Suíça Pernambucana.


Fernando Rodolfo lembrou também que, em abril de 1959, o então presidente Juscelino Kubitschek instalou em Garanhuns um seminário para o desenvolvimento do Nordeste, afirmando que havia inaugurado "a epopeia da recuperação nordestina".


Importância dos municípios - Em discurso encaminhado ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ressaltou a importância dos municípios para a cultura e a economia brasileiras.


“Os povoados e cidades são a primeira referência de cidadania e vida em comunidade. É nos municípios que as pessoas moram e trabalham, gerando impostos. O estado e o País são abstrações mais distantes, e é a partir das cidades que nasce a noção de patriotismo ou cultura compartilhada”, disse.


Reportagem: Nicole Mattiello – Edição: Pierre Triboli / Agência Câmara Notícias

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Blog Oficial da Fan Page Garanhuns MINHA Cidade

Blog Oficial da Fan Page Garanhuns MINHA Cidade

Blog/coluna Blog Oficial da Fan Page Garanhuns MINHA Cidade
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium