Segunda, 24 de abril de 201724/4/2017
** *****-****
Chuva
10º
11º
13º
Ashburn - VA
dólar R$ 3,13
euro R$ 3,39
RÁDIO GN
SAÚDE
"Outubro Rosa" Promove ativadades em Garanhuns
-
Postada em 15/10/2015 ás 08h46 - atualizada em 15/10/2015 ás 08h49

No mês de outubro Garanhuns se veste de rosa para vivenciar a campanha mundial de prevenção do câncer de mama e câncer do colo uterino, intitulada “Outubro Rosa”. Durante esse mês, as 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS), os dois pontos de apoio e o Centro de Especialidade da Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc) intensificam a atenção à saúde feminina. A equipe de cada unidade se encarrega de mobilizar a população que reside na área de abrangência, a fim de informar sobre a doença e a importância de sua prevenção. A campanha, que em Garanhuns tem o tema “O mês tem cor e o câncer tem cura”, segue até o dia 31 deste mês.


De segunda a sexta-feira, mamografia e exames citopatológicos (Papanicolau) estão sendo realizados, nos postos de saúde de cada bairro e no Centro de Especialidade da Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc). “Se um câncer for detectado logo no início, as chances de cura são altas, por isso é importante que as mulheres aproveitem essa campanha e sejam sensibilizadas para a importância desse diagnóstico precoce e se submetam aos exames preventivos de mamografia e de colo uterino”, afirmou o secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis.


Cada unidade de saúde escolheu um dia do mês para realizar o “Dia D” da campanha, centralizando todas as atividades voltadas à saúde da mulher, na UBS. A enfermeira Raquel Cavalcanti comenta sobre a campanha e sobre a realização desse dia específico. “Hoje é um dia ímpar para mim. Eu me orgulho de cuidar da saúde de nossas mulheres, promovendo a saúde e a prevenção da doença. Neste dia estamos intensificando o cuidado e abraçando todas as mulheres”, comentou a profissional.


Eliane Barbosa, de 55 anos de idade, faz os exames preventivos regularmente e aproveitou o Dia D da campanha na UBS da Brasília, realizado hoje (14), para fazer os exames. “Eu faço todo ano e é muito importante esse exame. Quem bem soubesse a importância dessa prevenção não ficaria sem fazer. Precisamos pensar em nossa saúde, pensar em nossa qualidade de vida. Por isso hoje eu vim aqui, e encorajo outras mulheres a comparecerem aos postos também”, afirmou a garanhuense.


Além dos exames de prevenção do câncer de colo do útero e de mama, várias atividades foram realizadas hoje, na UBS Brasília I e II. Intensificação dos serviços de saúde bucal, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, corte de cabelo, palestras e apresentação de peça teatral foram algumas das ações promovidas nesse “Dia D”. A Secretaria da Mulher de Garanhuns também participou do momento, transmitindo informações à população sobre o combate à violência contra a mulher.


IMG_1283IMG_1284IMG_1286IMG_1307

FONTE: SECOM/PMG
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
304

Publicidade

Banner sessão 1 Mano Imóveis (Shows)
Facebook

Publicidade

Banner sessão 1 Tyoflan (esportes)

Publicidade

Publicidade

Enquete
Se as eleições presidenciais do Brasil fossem hoje, em quem você votaria?

Marina Silva
39 votos - 47.6%

Lula
19 votos - 23.2%

Michel Temer
15 votos - 18.3%

Aécio Neves
9 votos - 11.0%