Cidades Espírito Santo
A Tradicional “Feira Distrital” de João Neiva está de volta
Ela voltou: a tradicional“Feira Distrital”de João Neiva, que iniciou em setembro de 1977 e não acontecia há mais de 10 anos, está de volta. Neste a...
29/08/2022 17h55
Por: Central Fonte: Prefeitura de João Neiva - ES
Show com Kid Abelha na "Feira Distrital" de 1984.

Ela voltou: a tradicional“Feira Distrital”de João Neiva, que iniciou em setembro de 1977 e não acontecia há mais de 10 anos, está de volta. Neste ano a festa será nos próximos dias 01 a 04 de setembro, no Centro Comunitário do município.

Também haverá o retorno do famoso Desfile Cívico, que teve sua última edição há aproximadamente seis anos atrás. Os eventos estão sendo realizados pela Prefeitura do João Neiva.

O prefeito da cidade, Paulo Sérgio Micula, ressalta que está muito satisfeito em poder voltar com esses eventos que marcaram muitas gerações. “Infelizmente eles haviam acabado, mas com a nossa dedicação e de todos os cidadãos iremos conseguir resgatá-los, pois se tratam de eventos que fazem parte da cultura do município. Estamos nos empenhando para que eles voltem a brilhar como antigamente”.

O secretário de Cultura, Turismo e Esporte (Semuc) de João Neiva João AugustoSelvatici Sarcinelli acentua o motivo de manter o nome “Feira Distrital”: Mesmo João Neiva não ser mais distrito de Ibiraçu, a intenção de manter o nome é resgatar a memória e a tradição, pois a festa tem toda uma história e nada melhor, para preservar essa nostalgia e cultura, do que continuar com seu nome tradicional. Além disso, João Neiva é Distrito Sede e o evento irá reunir todos os distritos do município”.

O advogado e colaborador do festejo Apolônio Cometti relembra com muita saudade e alegria desse acontecimento que marcou época na cidade, sendo um evento que sempre contou com comidas típicas, muita música e a participação das comunidades. “A colaboração das pessoas era muito expressiva. Precisamos retomar essa conduta de voluntariado”. Ele acrescenta que o evento colaborou para a emancipação de João Neiva. “Nós éramos distritos ainda, mas a emancipação já caminhava a passos largos. Já haviam ideias, propostas, um sonho de se emancipar. A feira foi uma forma de João Neiva dizer que queria ser município”.

João Augusto destaca que está seguindo o plano de governo do prefeito Micula, que é continuar com o resgate e reestruturação das tradições que faziam parte do cotidiano do joaoneivense. “Nossa cidade precisa revitalizar este orgulho pelo município, porque o amor é incondicional. Esse orgulho vem de causas nobres, ações de reconhecimento e momentos memoráveis que precisamos aflorar novamente em nossos moradores”.

Segue programação dos quatros dias de festividades:

01/09 (QUINTA-FEIRA)

18h: Abertura dos portões

19h: Abertura da Feira Distrital de João Neiva

19h30: DAS – Sala de Adoração

21h: Banda Segunda Vinda

02/09 (SEXTA-FEIRA)

8h: Desfile Cívico (Centro)

17h: Abertura dos portões

18h: Júlio Cesar e seus teclados

19h30: Dório e Gabriel

21h30: Carlinhos Rocha

03/09 (SÁBADO)

17h: Abertura dos portões

18h30: Banda Cidade Sol

20h: Tutty Vieira e Banda

22h30: Banda Casaca

00h00: DJ André Romanha

04/09 (DOMINGO)

16h: Abertura dos portões

17h: Trio Clandestino

19h: China Marinho

20h30: Bielzinho Brito

21h: Glauco

Todos os dias haverá praça de alimentação com comidas e bebidas típicas, além do Parque de Diversão “Londrina”.

Sumaida Zuccolotto
Comunicação

Atualizado em segunda-feira, 29 de agosto de 2022