Policiais penais agora também estão atuando nas atividades de guarda externa, custódia hospitalar, transporte e escolta de presos nas unidades prisionais de Ponta Porã. Os serviços tiveram início na quarta-feira (14), ampliando as atribuições da Polícia Penal na cidade, de forma a reforçar a segurança dentro e fora do sistema prisional.
Conforme regulamentação da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), as novas atribuições poderão ser realizadas de maneira integrada entre servidores das duas unidades masculina e feminina, desde que devidamente habilitados e por estrita necessidade, não devendo comprometer as atividades internas e de rotina. A medida visa “a eficiência na execução das ações, segurança das equipes e a economia de meios".
O compartilhamento também poderá ser feito referente a equipamentos de segurança, armamento, munições e viaturas, de acordo com a necessidade, devendo ser devidamente registrado.
Excepcionalmente, mediante autorização da Diretoria de Operações (DOP), e no interesse da administração, as equipes das duas unidades prisionais poderão dar apoio a outras operações de escolta que necessitem, incluindo as intermunicipais, observadas as demandas diárias de sua atividade principal.