Geral Pará
"Caravana da Leitura" leva ações de cultura a cidades da região do Rio Capim
Iniciativa, que prossegue até a quinta-feira (13), visa intensificar as ações de interiorização promovidas pela FCP, incentivando o hábito da leitura entre crianças e jovens no Pará
12/04/2023 10h35
Por: Central Fonte: Secom Pará

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio da Diretoria de Leitura e Informação, dá continuidade às ações de interiorização e difusão da cultura no estado com a passagem da "Caravana da Leitura" por três municípios da região de integração do Rio Capim.

Na última segunda-feira (10), o projeto chegou à cidade de Aurora do Pará. A programação incluiu espetáculos de teatro de bonecos, gincanas, oficinas e workshops. Na última terça-feira (11) foi a vez de Ulianópolis receber a segunda etapa da iniciativa, que segue para Paragominas na quinta-feira (13). O objetivo do projeto é intensificar as ações de interiorização promovidas pela Fundação, incentivando o hábito da leitura entre crianças e jovens no Pará.

A próxima parada da ação é na cidade de Marabá, no dia 17 de abril. A programação ocorre no mesmo período da Expedição Literária no município. A Caravana irá realizar duas capacitações para professores no período de 17 a 20 de abril. Os eventos também farão parte da programação de aniversário de Marabá. Pela manhã, irá ocorrer a oficina de Mediação e Dinamização da Leitura. A proposta é capacitar a equipe da biblioteca pública, professores, educadores e alunos universitários das áreas da cultura e educação. No mesmo período, será ofertada a oficina de Contação de Histórias. Ambas as oficinas oferecem 30 vagas para o público interessado. 

Nos dias 25, 26 e 27 de abril, o projeto encerra sua segunda etapa com ações de promoção da leitura. Ao todo, seis escolas marabaenses vão ser beneficiadas. A programação cultural prevista conta com apresentação do espetáculo “Orvil e sua Turma”, além dos teatros de bonecos “Uma Surpresa Para Orvil” e “O Apanhador de Açaí & A Casinha do Tatu”; sessões de contação de histórias, gincana literária e o workshop “Acessórios”, para atividades lúdicas com material alternativo para os professores.

Para o coordenador do Caravana, Semias Araújo, “a expectativa do projeto é alcançar o maior número de crianças possíveis possibilitando o acesso ao livro (com distribuição de literatura infantil) para o incentivo da leitura e a formação de futuros leitores”. 

“A importância dessas ações se centram na contribuição no processo educativo dos municípios, uma vez que muitas crianças, por conta até do período de pandemia, ainda são carentes na leitura. E essas ações de interiorização buscam justamente fortalecer e incentivar de forma atrativa e lúdica a leitura nos municípios”, finalizou.

Texto:Álvaro Frota/Ascom FCP