Geral Pará
Obras do BRT Metropolitano chegam a 40% do projeto e empregam cerca de 770 trabalhadores
Com a chegada do verão amazônico, o NGTM avança com as frentes de trabalho, a fim de concluir a obra já em 2024
19/05/2023 20h15
Por: Central Fonte: Secom Pará

As obras de reestruturação dos 10,8 km da Rodovia BR-316, executadas pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), entraram no mês de maio em ritmo acelerado, intensificando a contratação de novos funcionários para atuação em várias frentes. Foram contratados, até meados de maio, mais 130 operários. Atualmente, a obra emprega 770 pessoas, atingindo o nível de execução de cerca de 40% do total do projeto.

O objetivo é acelerar o ritmo das obras com a diminuição das chuvas. “Com o final do período chuvoso, estamos intensificando as obras. Temos, a partir de junho, um período de sete meses de verão, que é o período mais favorável para execução de obras viárias, uma vez que as mesmas envolvem movimento de terraplenagem e pavimentação. A nossa previsão é de conclusão da obra no primeiro semestre de 2024, já com a operação assistida do BRT Metropolitano”, explica o engenheiro Eduardo Ribeiro, diretor-geral do NGTM.

Impactos- A crise sanitária da Covid abalou não somente o ritmo de trabalho, mas também comprometeu a cadeia produtiva dos insumos necessários à obra, que também foi prejudicada pela crise internacional decorrente da invasão da Ucrânia a partir de 2022, no leste europeu. Fatores locais, como os períodos de inverno amazônico, bem como as peculiaridades físicas da BR-316, principal via de entrada na Região Metropolitana de Belém, com intenso tráfego de veículos, requerem um planejamento de exceção, por etapas, tendo em vista a necessidade de se procurar prover pelo menos três faixas de tráfego para a fluidez do trânsito nos trechos onde for necessário o fechamento de uma faixa para execução das obras. Fatores que influenciaram o prazo da obra, prevista para ser concluída em maio de 2024.

“A grande importância dessa obra para a Região Metropolitana é a melhoria da mobilidade, proporcionando aos usuários do transporte coletivo uma viagem mais rápida, mais segura e confortável, bem como uma maior segurança aos transeuntes e ciclistas que utilizam a BR em seu cotidiano”, destaca Eduardo Ribeiro.

As obras do BRT Metropolitano, além de incluírem as faixas exclusivas para ônibus em concreto, incluem um novo sistema de drenagem na BR para solucionar os problemas de alagamentos, além de uma nova urbanização da via, que passará a ter calçadas, ciclovias, 13 passarelas, dois terminais de integração, em Ananindeua e Marituba, viaduto e o centro de controle operacional do sistema, na Avenida Augusto Montenegro. O sistema de controle operacional é essencial para a gestão da segurança e operação do sistema de transporte. O total de investimentos, até o momento, é de R$ 360 milhões, considerando os preços originais de contrato e os reajustes contratuais.