O Blog do jornalista Elielson divulgou na noite desta quarta-feira (23) com exclusividade os primeiros números da corrida eleitoral na cidade de Garanhuns, no Agreste, para 2024. Na sondagem, o prefeito Sivaldo Albino (PSB) apareceu liderando em todos os cenários da pesquisa do Instituto Simplex.
Os números divulgados revelam uma melhora significativa da imagem do prefeito Sivaldo Albino junto ao eleito garanhuense, o que desmonta o discurso da oposição ao seu governo. Para alguns oposicionistas o atual prefeito de Garanhuns não goza de boa aceitação junto a opinião pública.
A pesquisa que avalia desempenho de governo quando está em curso é um termômetro do sentimento e do humor do eleitor em relação aquele governo - no caso específico, trata-se de uma consulta pública sobre a preferência do eleitor para a sucessão municipal -, o que os analistas consideram como uma espécie de espelho do momento. Todavia, um fato é inegável, até mesmo para os não simpatizantes do prefeito Sivaldo Albino, é que a quantidade de obras de infraestrutura em quase toda a cidade e as requalificação das repartições públicas somado aos anúncios de investimentos em várias áreas feitas pelo atual governo tem sido um fator determinante para a melhora da imagem do prefeito Sivaldo Albino e o crescimento de sua popularidade.
Com um perfil ousado e versátil Sivaldo tem conduzido o seu governo com muito dinamismo atuando em várias áreas, nos últimos doze meses o gestor conseguiu dar uma acelerada impressionante nas ações do seu governo, compensando a ausência do primeiro ano (2021) quando o governo municipal focou todos os esforços e ações no combate a crise sanitária causado pela pandemia da Covid-19. Podemos avaliar que em dois anos e meio à frente da prefeitura de Garanhuns Sivaldo Albino fez mais do que Izaías Régis em quatro anos, quando comparamos com o segundo governo do ex-prefeito (2017 a 2020).
A pesquisa foi realizada entre os dias 18 a 20 de agosto com 400 entrevistados e tem 95% de confiança, com margem de erro de 5%. Confira abaixo os números:
ESPONTÂNEO
No cenário espontâneo o prefeito Sivaldo Albino aparece com 21,1%, Izaías Régis tem 8%, Zaqueu Lins 3%. Outros nomes aparecem: Gersinho 1,5%, Dr. Bartolomeu e Dr. Silvino com menos de 1%. Brancos e Nulos somam 10% e Indecisos chega a 55,7%.
CENÁRIO (Estimulado):
Sivaldo Albino - 29,2%
Izaías Régis - 21,9%
Zaqueu Lins - 12,6%
Bartolomeu Quitude - 4,4%
Gersinho Filho - 3%
Fernando Vavá Moraes - 0,2%
Branco / Nulo / Nenhum - 14,6%
Indecisos - 14,1%
REJEIÇÃO
Gersinho - 50,1%
Bartolomeu Quitude- 46,4%
Edu Cabral - 42,0%
Fernando Vavá Moraes - 42,2%
Zaquel Lins - 40,3%
Sivaldo Albino - 38,2%
Izaías Régis - 36,2%
Com informações do Blog do Elielson