O “tabuleiro político” de Pernambuco pode passar por mudanças estratégicas nos próximos meses com o reposicionamento de peças no xadrez eleitoral. O deputado federal Waldemar Oliveira, líder do Avante na Câmara Federal pode assumir uma vaga no Senado Federal.
A possibilidade surge diante de uma eventual licença do senador Humberto Costa, do PT. Segundo informou jornalista Elielson Lima em seu blog.
O senador Humberto Costa (PT) está avaliando solicitar um pedido de licença do seu mandato no Senado para focar em sua campanha de reeleição.
O afastamento, motivado por questões pessoais e pelo intenso calendário das Eleições 2026, foi confirmado pelo próprio parlamentar em entrevista ao Blog do Elielson.
“É uma questão que estou de fato avaliando. Preciso conversar com meu suplente e aliados para bater o martelo”, afirmou Costa.
Caso a licença seja confirmada, Waldemar Oliveira, que é o primeiro suplente, assumiria temporariamente a cadeira no Senado Federal durante esse período.
Atual líder do Avante em Brasília, Oliveira ocupa uma função estratégica nas negociações do governo e do partido. Caso ele opte por permanecer no comando da bancada federal na Câmara para não perder o protagonismo nas articulações partidárias, a vaga no Senado passaria diretamente para a segunda suplente Givânia Silva, do PT, que é ativista social e líder quilombola, natural da comunidade Conceição das Crioulas, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco.