Domingo, 13 de Junho de 2021 07:29
(87) 9.8130-1122
Geral Maranhão

Estudantes participam da Semana do Meio Ambiente do Porto do Itaqui

Em atenção aos protocolos de prevenção à Covid-19, todas as atividades foram realizadas em modo remoto, por meio de plataformas digitais.

11/06/2021 17h05
Por: Central Fonte: Secom Maranhão

Com o tema ‘O mar não está para lixo’, a Semana do Meio Ambiente do Porto do Itaqui 2021 destacou os perigos da poluição dos oceanos para avida no planeta. O evento, que acontece todos os anos em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, contou com palestra, roda de conversa, oficina de compostagem, descarte de resíduos eletrônicos, exposição e uma atividade muito especial: o concurso Bem-Vindo ao Mar que Queremos, onde estudantes da rede pública puderam apresentar cartas e desenhos sobre o tema da semana. Em atenção aos protocolos de prevenção à Covid-19, todas as atividades foram realizadas em modo remoto, por meio de plataformas digitais.

Aberto aos alunos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), das unidades Centro, Itaqui-Bacanga e Bacelar Portela, o concurso teve 119 inscritos, dentre os quais seis foram premiados – três cartas e três desenhos. Como prêmio cada um recebeu, além de brindes institucionais, a inclusão de seu trabalho na Welcome Letter do Porto do Itaqui, o documento que saúda as tripulações nacionais e internacionais que atracam em nosso litoral. As cartas foram escritas em português e em inglês para que o recado dos estudantes seja lido pelos comandantes dos navios que passam pelo Porto do Itaqui. 

No Porto do Itaqui, o respeito e o cuidado com o meio ambiente são compromissos de todos os dias, mas em junho há esse momento especial, dedicado a ações e reflexões importantes para fortalecer a conscientização e o papel de cada um na preservação dos nossos recursos naturais. O objetivo é sempre contribuir para o desenvolvimento do Maranhão e da região de modo sustentável. A programação foi aberta com palestra do professor doutor Newton Narciso Pereira, da Universidade Federal Fluminense, sobre Poluição Oceânica. A fala dele foi mediada pela gerente de Meio Ambiente do Itaqui, Luane Lemos. Na programação do segundo dia da semana, os vencedores do concurso de cartas e desenhos tiveram a oportunidade de apresentar suas produções aos participantes de uma roda de conversa.

“Neste ano buscamos tratar o tema da poluição oceânica abrindo espaço de diálogo entre nossos diversos públicos. Com o concurso, demos voz à comunidade por meio da sensibilidade de jovens e adolescentes que tiveram a oportunidade de mandar seu recado para as tripulações (de todo o mundo) que visitam nosso porto”, disse Luane Lemos. “Essa conexão entre porto, escola, comunidade portuária, tripulação, funcionários Emap, presentes e futuras gerações, todos dialogando e discutindo sustentabilidade, é o nosso maior desafio e nossa maior satisfação”, completou.

Aprendizado digital também fez parte da programação, na quarta-feira, com a oficina de Compostagem ministrada pela graduanda em Agronomia Maria Izadora Silva Oliveira, que integra a Assessoria de Gestão Ambiental da UEMA. A quarta também foi o Dia D de Descarte de resíduos eletrônicos, ação em parceria com a ONG ASBOA, responsável pela coleta e destinação das peças descartadas, que serão enviadas a uma recicladora desse tipo de material. E para testar o conhecimento da equipe Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) sobre gestão ambiental foi realizado o Desafio Sustentável: Quiz Ambiental na plataforma digital Kahoot, uma forma leve e divertida de reforçar pilares da politica de gestão ambiental da empresa. 

Também integra a Semana de Meio Ambiente do Porto do Itaqui a exposição São Luís de Maré e Memória, que reúne fotografias de nomes consagrados e amadores, dentre os quais Marcio Vasconcelos e Edgar Rocha. A mostra, sobre embarcações, mares e marés, foi inaugurada no Museu Ferroviário e Portuário, no centro da capital, no ano passado, e agora pode ser vista no hall da EMAP e no Terminal de ferryboat do Cujupe.

Garanhuns - PE
Atualizado às 07h18 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 28°

19° Sensação
16.1 km/h Vento
81.5% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (14/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 25°

Sol e Chuva
Terça (15/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 26°

Sol e Chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias