Anuncio 2 ALEPE
Direito consensual

Congresso de direito consensual divulga programação completa

Confira na matéria

15/07/2019 21h38
Por: Jonathas William J.W / Portal Garanhuns Notícias

Com realização entre os dias 21 e 23 de agosto, o 1º Congresso Nacional de Direito Consensual no âmbito do Ministério Público divulga a programação completa. As palestras e workshops do evento serão realizados no Centro Cultural Rossini Alves Couto, na Boa Vista. As inscrições podem ser realizadas a partir do dia 15 de julho, após divulgação no site do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE).

O primeiro dia de evento conta com a palestra do juiz do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Sami Storch. Ele falará sobre direito sistêmico e constelações familiares. A temática procura revisitar a forma de viver, procurando trazer equilíbrio e paz entre os envolvidos em um conflito. A temática se constitui enquanto um método sistêmico-fenomenológico de solução de conflitos, com viés terapêutico, que tem por escopo conciliar, profunda e definitivamente, as partes.

A segunda palestra irá tratar sobre a experiência de justiça restaurativa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), tratando da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Belo Horizonte. A titular da Promotoria, Daniela Arlé, irá fazer a exposição. Encerrando o primeiro dia, o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Marcelo Pelizzoli irá falar sobre comunicação não violenta e a importância de envolvimento da temática pelo agente público (membros, servidores e demais profissionais atuantes no serviço público).

No segundo dia, pela manhã, o procurador-geral de Justiça do MPPE, Francisco Dirceu Barros, irá falar sobre o acordo de não persecução penal, expondo a experiência de implementar o primeiro Núcleo da área dentro da estrutura administrativa de um Ministério Público. Ele será acompanhado da exposição e experiência da área do promotor de Justiça do Ministério Público de Goiás (MPGO), Renée do Ó Souza; e o procurador da República, Carlos Fernando Mazzoco.

No período vespertino, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MPSP), Gianpaolo Poggio Smanio, irá falar sobre a autocomposição no âmbito criminal, esmiuçando aspectos do direito político e também econômico.

Encerrando a programação do dia, será a vez de uma série de painéis sobre a justiça criminal consensual, falando sobre experiências brasileiras e de fora do País.

O terceiro dia de evento será dedicado à perspectivas futuras. A professora da Universidade Carlos III, de Madri, Helena Soleto Muñoz; e o procurador de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Paulo Valério Dal Moraes, realizarão exposição sobre os desafios da negociação colaborativa.

Após intervalo para almoço, o promotor de Justiça do MPMG, Luciano Luz Badini Martins, falará sobre técnicas de negociação. A penúltima palestra fica por conta do promotor de Justiça do Ministério Público do Ceará, Valter Shuenquener de Araújo, sobre o encontro do direito administrativo e perspectivas consensuais. A palestra de encerramento fica por conta do promotor de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro, Emerson Garcia.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Garanhuns - PE
Atualizado às 19h44
18°
Poucas nuvens Máxima: 27° - Mínima: 16°
18°

Sensação

15.8 km/h

Vento

93.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anuncio ao lado de mais lidas
Banner sessão 1 Tyoflan (esportes)
Municípios
GastroMED
Últimas notícias
Crianças
Mais lidas
Anúncio