Sexta, 17 de Setembro de 2021 12:53
(87) 9.8130-1122
Geral Maranhão

Governo leva serviços de saúde à região do Mercado Central com a 14ª edição do Ação Resgate

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual), serviço ligado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu, nesta terça-feira (27), a 14ª edição do Ação Resgate.

27/07/2021 18h36
Por: Central Fonte: Secom Maranhão
Diversos testes foram realizados (Foto: Ruy Barros)
Diversos testes foram realizados (Foto: Ruy Barros)

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual), serviço ligado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu, nesta terça-feira (27), a 14ª edição do Ação Resgate. Os serviços de saúde foram levados à região do Mercado Central, às pessoas em situação de rua e à população em geral. Durante a ação, foram ofertados vacinação contra Gripe, atendimento clínico, além de testes rápidos para detecção de doenças como HIV, Sífilis, Hepatites B e C e Covid-19.

“A iniciativa visa não apenas alcançar quem está em situação de rua e que quer deixar o uso abusivo de drogas, mas também quem transita pelo local ou que trabalha aqui. O nosso objetivo é dar às pessoas condições para que tenham uma melhor qualidade de vida, trazendo testes que auxiliem na identificação de enfermidades, de modo a prevenir possível agravamento da saúde”, disse Marcelo Costa, coordenador do CAPS AD Estadual.

Só em 2021, mais de 5.200 atendimentos já foram realizados durante 13 edições do programa, que também tem o objetivo de oportunizar internação às pessoas que desejam tratar do uso de álcool e outras drogas. Nesta última ação, foram realizados 400 atendimentos. 

De acordo com o titular da Delegacia de Costumes, Joviano Furtado, a região do Mercado Central foi escolhida devido à grande concentração de dependentes químicos. “Depois de estabelecermos o ponto de atendimento, buscamos nos manter próximos a essas pessoas. Assim, conseguimos fazer com que elas se sintam encorajadas e aceitem o convite para mudar de vida”, observou. 

José de Souza (Foto: Ruy Barros)

Entre as pessoas em situação de rua que foram assistidas, Barruã Sarcozye, de 30 anos, aceitou deixar as ruas e iniciar o processo de reabilitação. “É uma nova esperança para sair das ruas, deixar a dependência química e se reerguer. As pessoas precisam nos ver como ser humano e que só precisamos de um apoio igual a este de hoje”, disse.   

Trabalhador na região do Mercado Central, José de Souza, de 61 anos, disse que iniciativas do tipo são sempre bem-vindas. “É bastante positiva, uma vez que a população, às vezes carente, não tem condições de ir até um posto médico, podendo aproveitar oportunidades como esta”, contou. 

O Ação Resgate é executado em parceria com a Delegacia de Costumes e a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) de São Luís. A atividade conta com a atuação de uma equipe multiprofissional composta por farmacêutico, bioquímico, médico clínico, enfermeiro e técnico de enfermagem.

Garanhuns - PE
Atualizado às 12h38 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 28°

28° Sensação
28.4 km/h Vento
44.8% Umidade do ar
60% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (18/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol e Chuva
Domingo (19/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias