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Dicas Injeção Eletrônica

Você sabia que existem diferentes tipos de componentes de injeção eletrônica?

A injeção eletrônica é um mecanismo obrigatório nos veículos lançados no Brasil, em função dos programas de controle de emissões veiculares

06/08/2021 às 12h47
Por: O Trocão Auto Center Fonte: Trocão Auto Center
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Foto: Divulgação/Internet
Foto: Divulgação/Internet

A injeção eletrônica foi desenvolvida para substituir o antigo carburador e logo se tornou um mecanismo obrigatório nos veículos lançados no Brasil, em função dos programas de controle de emissões veiculares. Ainda assim, muitas pessoas têm dúvidas ou sabem muito pouco sobre o seu funcionamento.

Para prestar um bom serviço aos seus clientes, é fundamental conhecer o funcionamento desse sistema e suas duas versões (analógica e digital). Afinal, a injeção eletrônica é responsável por controlar várias atividades do motor, como a entrada de combustível e a pressão de ar.

O sistema de injeção eletrônica é responsável por enviar o combustível, de maneira controlada, ao motor do veículo. Esse equilíbrio é garantido por meio de um chip eletrônico que analisa o funcionamento do motor, ajustando a alimentação, com o objetivo de obter um melhor desempenho e eficiência.

Seu principal objetivo é reduzir as emissões de gases poluentes. Como o chip controla a entrada de combustível e de ar no motor, de acordo com as faixas de rotação, a combustão é mais eficaz. Assim, o veículo ganha maior eficiência energética e, por consequência, tem seu nível de emissões reduzido.

Além do aspecto ambiental, a injeção eletrônica também controla o tempo de ignição, a marcha lenta e, em alguns modelos de veículos, as válvulas.

Podemos classificar os componentes do sistema de injeção eletrônica em três grandes grupos, confira abaixo:

Sensores

São componentes que analisam o funcionamento do motor e transferem as informações para uma central, ou unidade de comando. Distribuídos em pontos estratégicos do motor, eles verificam pressão, temperatura, velocidade e a proporção dos reagentes na queima do combustível.

Em caso de pane em um dos sensores, o módulo de injeção eletrônica tem uma memória que armazena e registra o problema. O veículo permanecerá funcionando, mas de forma diferente da programação ideal. Ou seja, podem ocorrer falhas na injeção de combustível e o automóvel elevar seu consumo, ou ter a potência reduzida.

Um indicativo de problemas é a luz da injeção acesa no painel.

Central de informações

Apesar de classificarmos os componentes por grupos, a central de informações, também chamada de unidade de comando, é um elemento único do sistema de injeção eletrônica. Ela é responsável por gerenciar o funcionamento do motor, a partir das informações enviadas pelos sensores.

Além de controlar a injeção de combustível, a central de informações armazena dados essenciais sobre os parâmetros de fábrica do veículo.

Atuadores

São componentes que respondem diretamente pela alimentação e queima do combustível no motor. Eles trabalham de acordo com os comandos enviados pela central de informações.

Alguns exemplos de atuadores são os injetores de combustível, bomba de combustível, bobina de faíscas, motor de passo e a ventoinha de arrefecimento. São esses elementos que corrigem o ponto de ignição e o comando das válvulas, além de fazerem a adaptação da marcha lenta.

Fique sempre atento aos sinais que o seu veículo dá, e sempre o leve para um Auto Center com mecânicos de confiança

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