Quarta, 28 de Outubro de 2020 03:11
(87) 9.8130-1122
Geral Funase

Tranquilidade marca retomada das visitas presenciais às unidades da Funase

No primeiro fim de semana após a liberação da entrada de familiares de adolescentes, 213 pessoas compareceram às instalações da instituição

17/08/2020 15h02 Atualizada há 2 meses
Por: Jonathas William J.W / Garanhuns Notícias
Tranquilidade marca retomada das visitas presenciais às unidades da Funase

O primeiro fim de semana de retomada das visitas presenciais às unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) foi de tranquilidade. Ao todo, 213 pessoas estiveram nas instalações da instituição em nove municípios de Pernambuco. O acesso de visitantes, que havia sido suspenso em abril como medida de prevenção ao novo coronavírus, voltou a ocorrer mediante novas regras, como a liberação de apenas um familiar por interno e a proibição da entrada de pessoas do grupo de risco para a Covid-19.

Inicialmente, as visitas estão ocorrendo de forma quinzenal, com alternância entre socioeducandos de diferentes espaços para que a cada fim de semana haja menos pessoas dentro das unidades. Os sábados e domingos foram adotados como dias de visitas na maior parte dos centros da Funase como forma de viabilizar que os deslocamentos ocorram em períodos com menos movimento no transporte público. Em algumas localidades, esse calendário obedece a outros critérios, como distância e dificuldades de acesso.

Para entrar nas unidades da Funase, é necessário utilizar máscara, higienizar as mãos e ter a temperatura corporal aferida. Os familiares dos adolescentes não podem levar alimentos perecíveis. As embalagens dos itens a serem entregues aos internos são higienizadas, sempre que possível, nas portarias, durante o procedimento de controle de acesso. A sinalização sobre a necessidade de distanciamento social foi reforçada em pisos e assentos. O tempo de duração das visitas varia conforme a demanda e a região.

“Eu estou gostando. Eu tinha passado muito tempo sem ver ele pessoalmente, mas, por telefone, estava interagindo. E foi bom porque, a gente se vendo, mata um pouco da saudade”, contou a mãe de um adolescente em atendimento no Centro de Internação Provisória (Cenip) Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A Funase também tem unidades no Recife, em Jaboatão dos Guararapes, no Cabo de Santo Agostinho, em Timbaúba, em Vitória de Santo Antão, em Caruaru, em Garanhuns e em Arcoverde.

A presidente da Funase, Nadja Alencar, explica que os procedimentos para receber visitantes estão amparados em um protocolo construído pela instituição em consonância com as regras sanitárias adotadas no Estado. “Todo funcionário e todo visitante passa pela aferição de temperatura e observamos as restrições ao grupo de risco, para que a gente possa seguir com essa retomada de forma tranquila. Destacamos também que a liberação das visitas pode ser revista, de acordo com os números da pandemia”, afirma.

Garanhuns - PE
Atualizado às 03h07 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 29°

18° Sensação
25.4 km/h Vento
86.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Sexta (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias