Quinta, 23 de Setembro de 2021
20°

Pancada de chuva

Garanhuns - PE

Geral Pará

Moradores do bairro do Bengui visitam as obras da Usina da Paz, em Belém

As comemorações dos dois anos do programa Territórios Pela Paz, no bairro do Bengui, em Belém, continuam, e dessa vez, alguns moradores puderam conhecer o canteiro de obras da Usina da Paz (UsiPaz) que será construída na comunidade. A...

15/09/2021 às 15h15
Por: Central Fonte: Secom Pará
Compartilhe:

As comemorações dos dois anos do programa Territórios Pela Paz, no bairro do Bengui, em Belém, continuam, e dessa vez, alguns moradores puderam conhecer o canteiro de obras da Usina da Paz (UsiPaz) que será construída na comunidade. A presidente do Instituto de Apoio e Inclusão Social Santo Antônio (Iasa), Iretilda Araújo, era só alegria por fazer parte desta visita. Ela destacou a importância dos serviços que serão disponibilizados para os jovens e adultos.

"Eu já sou moradora do bairro do Benguí há mais de 30 anos e essa foi a primeira vez que tive a oportunidade de conhecer uma obra tão grandiosa, que vai trazer muitos benefícios para a nossa comunidade. O governo está de parabéns por fazer um projeto como este aqui no nosso bairro’’, afirmou a presidente do Iasa. 

A visita ocorreu na manhã desta quarta-feira (15) e contou com a participação de representantes da Diretoria das Usinas da Paz e do Núcleo de Articulação da Cidadania (Nac), da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), órgão responsável pelo projeto. Durante a visita, os moradores receberam as instruções iniciais para entrar na obra e informações a respeito do andamento da construção.

"Essa foi a primeira visita das lideranças na Usina do Benguí, ação que foi em comemoração aos dois anos do TerPaz aqui no bairro, que ocorreu ontem dia 14, aqui eles puderam conhecer um pouco mais dos serviços que irão ser ofertados e os espaços reservados para cada atividade. Esta é uma obra que vai trazer muitas melhorias para os moradores’’, disse a gestora do TerPaz no Benguí, Juliana Chaves.

"O nosso bairro estava precisando de um espaço assim, de esporte, lazer e cultura, que incentivasse e estimulasse os nossos jovens, esse complexo vai contribuir de forma muito positiva, na vivência e nas experiências da comunidade”, afirmou o colaborador da Associação de Pais e Amigos do Covão (Apac), Diego Teófilo.

A coordenadora e fundadora do Grupo de Mulheres Brasileiras (GMB), também participou da visita e aprovou a iniciativa. ‘’Essa parceria entre a comunidade e o governo é fundamental, principalmente em uma ação que vem beneficiar muito a população, então é muito importante conhecermos as estruturas e continuar essa parceria quando estiver funcionando esse equipamento público’’, concluiu ela.  

”Eu estou muito feliz em poder fazer parte desta visita, aqui pude aprender um pouco mais sobre o trabalho que será realizado na Usina’’, destacou a Coordenadora da Associação de Moradores do bairro do Benguí (Amob), Maria Celeste Santos.

As obras no Benguí, estão sendo executadas em parceria com a empresa Vale, que está arcando integralmente com os custos. O Governo não receberá nenhum recurso econômico, mas receberá a Usina pronta e equipada. A previsão é que o equipamento público seja entregue até o final do ano. 

Parceria

A Usina da Paz é um projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada. O propósito é a construção de 10 Usinas na Região Metropolitana de Belém, e no sudeste do Estado. 

Serviços

Entre os espaços, as UsiPaz terão complexos esportivos, salas de audiovisual, espaços de inclusão digital e vários serviços, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, capacitação técnica e profissionalizante, espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de dança, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
Garanhuns - PE Atualizado às 23h49 - Fonte: ClimaTempo
20°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 31°

Sex 29°C 17°C
Sáb 28°C 18°C
Dom 27°C 17°C
Seg 27°C 18°C
Ter °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias