Quarta, 28 de Outubro de 2020 01:49
(87) 9.8130-1122
Geral Funase

Parceria entre Funase e Justiça cria sala de leitura para adolescentes em internação

Confira na matéria

17/09/2020 23h06
Por: Jonathas William J.W / Garanhuns Notícias
Parceria entre Funase e Justiça cria sala de leitura para adolescentes em internação

O município de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, passou a contar com um espaço de leitura voltado a adolescentes em cumprimento de medida de internação pela prática de atos infracionais. A sala, que começou a funcionar nesta semana, dispõe de mais de 200 títulos, entre livros paradidáticos, grandes obras da literatura nacional e publicações referentes à área da infância e juventude, como o Estatuto da Criança e do Adolescente. Batizado de Clube Castelar, o projeto foi idealizado por meio de uma parceria entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e a Vara Regional da Infância e Juventude de Arcoverde.

As novas instalações funcionam dentro do Case/Cenip Arcoverde, unidade da Funase que atende 23 adolescentes em internação e internação provisória. Além de ter contato com os livros na sala, os socioeducandos também podem levar as obras para leitura em seus alojamentos por períodos determinados. A ideia é também estimular a produção de textos sobre temáticas abordadas nas publicações, como racismo, liberdade e direitos humanos. O desempenho dos internos no projeto será acompanhado pelo Judiciário e considerado em relatórios produzidos para audiências de reavaliação das medidas socioeducativas cumpridas pelos adolescentes.

“Quando você termina de ler um livro, nunca mais é a mesma pessoa. A leitura muda mentalidades, percepções, e essa é nossa expectativa sobre o projeto que passa a ser realizado aqui”, afirmou o juiz Drauternani Pantaleão, da Vara Regional da Infância e Juventude de Arcoverde, que esteve presente no ato de abertura do novo espaço, realizado na quarta-feira (17). “Em nossas unidades, temos visto as equipes se esforçarem para construir ideias criativas como esta. Quem lê vivencia experiências e reflexões propostas em cada obra. A leitura é um instrumento de mudança”, completou a presidente da Funase, Nadja Alencar.

A sala de leitura também passa a funcionar como um espaço de oficinas culturais, artísticas e profissionalizantes. Uma delas, a de Encadernação Manual Artística, está sendo ministrada pelo socioeducando I.F.B.F., de 19 anos, em atendimento pelo Case/Cenip Arcoverde há um ano e quatro meses. Dentro da unidade, com apoio da equipe técnica, ele concluiu o Ensino Médio, fez vestibular e, desde março, após ganhar uma bolsa de estudos parcial, cursa Educação Física em uma faculdade particular do município.

“Agora, estou participando de mais este projeto na sala de leitura, organizando os livros e dando as aulas das oficinas. Vejo que os outros meninos estão muito animados para vir e ler. Estimulo muito eles. Sem estudar, a pessoa não é nada. Acho que não teria conseguido a oportunidade que estou tendo se não estivesse aqui”, testemunhou o socioeducando. Um colega dele, o adolescente R. V., de 16 anos, também em atendimento pela Funase, endossou a experiência vivida dentro da unidade durante a abertura da sala de leitura. “Já peguei três livros e agora estou terminando mais um. Tem sido muito bom mesmo. É um caminho”, avaliou.

O projeto foi formatado pela pedagoga Jedivam Conceição, com apoio da gestão da unidade e da assistente social Macileine Aguiar, também integrante da equipe do Case/Cenip Arcoverde. “Os temas foram pensados em conjunto com os adolescentes, funcionários da instituição e pessoas da sociedade. Estamos felizes com o resultado e por oferecer uma chance diferenciada para eles, com uma equipe preparada para fazer esse acompanhamento”, finalizou a coordenadora geral do Case/Cenip Arcoverde, Paula Cibele.

 

Garanhuns - PE
Atualizado às 01h45 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 29°

18° Sensação
26.3 km/h Vento
84% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Sexta (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias