Quinta, 21 de Outubro de 2021
21°

Poucas nuvens

Garanhuns - PE

Geral Amazonas

Campanha da Cigás visa contribuir com melhoria de renda de profissionais do volante

Nova edição da campanha “Faça a Conta. Use GNV!”. Iniciativa do Governo do Estado por meio da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás

17/09/2021 às 12h05
Por: Central Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Campanha “Faça a Conta. Use GNV!”
Campanha “Faça a Conta. Use GNV!”

Taxistas, motoristas de aplicativo e frotistas, que integram parcela de profissionais fortemente afetados pela crise econômica decorrente da pandemia e pelos sucessivos reajustes de preços dos combustíveis, serão os beneficiados pela nova edição da campanha “Faça a Conta. Use GNV!”. Iniciativa do Governo do Estado por meio da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), a campanha visa a concessão de R$ 1 milhão em incentivos para ampliação da frota local de veículos convertidos a gás natural veicular (GNV) e regularizados.

O lançamento da campanha ocorreu na quinta-feira (16/09), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), durante evento para tratar sobre o cenário do mercado de gás natural e planos de expansão e consolidação das operações no estado.

A iniciativa da Cigás, concessionária do serviço público de distribuição e comercialização de gás natural (GN) no Amazonas, de segmentar a campanha em benefício de taxistas, motoristas de aplicativo e frotistas levou em consideração, além do incentivo ao crescimento deste mercado por meio do aumento da frota de veículos movidos a GNV, o cenário econômico atual.

Na ocasião do lançamento, o governador do Estado, Wilson Lima, ressaltou a importância estratégica da campanha para a economia por fazer frente ao aumento de preço dos combustíveis. “A nossa campanha é ‘Faça a Conta. Use GNV!’, então é muito simples, é só fazer a conta e ver o quanto vai gastar com gás natural”, disse o chefe do Executivo, que frisou ainda que será garantido o abastecimento dos veículos com a ampliação do número de postos de combustíveis com GNV em Manaus.

Conforme destaca o diretor-presidente da Companhia, René Levy Aguiar, a cadeia produtiva do GNV conta com diferentes atores, a começar pelo produtor de gás natural, transportador, distribuidor (no Amazonas, a Cigás realiza esta função), as bandeiras, postos de combustíveis e finalmente, os usuários finais (motoristas). E, para que haja uma expansão do mercado como um todo, é necessário que todos sejam beneficiados.

Segundo o diretor-presidente da Cigás, desde a sua implantação, no Amazonas, o gás natural veicular sempre foi uma alternativa mais econômica, se considerar estudos baseados em análise de preço e autonomia. “Em razão disso, nada mais justo do que incentivar o aumento da frota a GNV e ainda, contribuir com aqueles que dependem diretamente de combustível para contribuir com a renda mensal familiar”, frisou Aguiar.

O diretor técnico-comercial da Cigás, Clovis Correia Junior, durante o evento de lançamento da campanha, destacou os meses seguidos de recorde na comercialização de GNV registrados pela Companhia no Amazonas, bem como a abertura de novos postos de combustíveis para abastecimento – além dos três já em operação, a Cigás firmou contratos com dois novos postos, que começarão a operar ainda neste ano de 2021, um na Ponta Negra e outro do Distrito Industrial.

Correia também agradeceu ao apoio dado pelo governador Wilson Lima para o mercado de gás natural, bem como salientou as orientações que o Governo do Estado vem dando à Cigás no sentido de nortear as suas ações com vistas a este desenvolvimento.

Sobre a campanha 

Nesta edição da “Faça a Conta. Use GNV!”, 250 motoristas receberão incentivo no valor de R$ 4 mil. Para participar, taxistas, motoristas de aplicativo e frotistas devem realizar a conversão/regularização (com kit GNV a partir de 5ª geração) ou a aquisição do veículo novo movido a GNV durante o período de vigência da campanha, que vai até 16 de setembro de 2022, ou até a entrega do número total de incentivos previstos.

A conversão deve ser realizada em oficina credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), cuja lista está disponível em http://www.inmetro.gov.br/inovacao/oficinas/lista_oficinas.asp?end=1&descr_estado=am. A alteração de característica do veículo precisa estar, obrigatoriamente, regularizada junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM).

Após a conversão ou aquisição do veículo, os interessados devem realizar o cadastro, na campanha, por meio de preenchimento de formulário digital e submeter os documentos solicitados no regulamento. Para isso, basta acessar o site oficial da campanha: usegnv.cigas-am.com.br.

Os motoristas selecionados, na fase anterior, serão informados sobre a data e o horário para comparecimento na Cigás, portando a documentação original submetida no momento da inscrição digital e apresentando o veículo inscrito, a fim de que seja realizada a auditoria documental e o registro fotográfico. Em caso de aprovação, os motoristas estarão aptos a receberem o incentivo de conversão por meio de cheque nominal.

Pessoas físicas poderão usufruir do incentivo no limite de até três veículos, enquanto pessoas jurídicas no limite de até 15 carros. Os taxistas precisam da documentação de permissionário emitida pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU); os motoristas de aplicativos devem ter perfil ativo e apresentar rendimentos relativos aos últimos três meses; enquanto os frotistas (pessoa jurídica) precisam comprovar atividade produtiva com o veículo a ser inscrito. Os demais critérios estão descritos no regulamento, disponível no site da campanha: usegnv.cigas-am.com.br.

Vantagens do GNV 

O gás natural veicular possui como diferencial a economicidade, comprovada por meio de estudo da Cigás feito a partir de dados recentes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que envolve análise de preço e a variável autonomia. O resultado indica economia de até 40% do GNV em relação à gasolina e de 47% em comparação com o etanol.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Amazonas possui atualmente 2,3 mil veículos com sistema de abastecimento a gás natural veicular. A Cigás disponibiliza os seguintes canais de comunicação para esclarecimentos sobre a campanha: 98420-7876 (whatsapp), atendimento telefônico pelo número 117, e o e-mail [email protected].

Parceria

 A campanha “Faça a Conta. Use GNV!” conta com a parceria do Detran-AM, Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam).

Garanhuns - PE Atualizado às 06h11 - Fonte: ClimaTempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 32°

Sex 32°C 20°C
Sáb 31°C 19°C
Dom 31°C 19°C
Seg 30°C 18°C
Ter 29°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias