Quinta, 21 de Outubro de 2021
19°

Poucas nuvens

Garanhuns - PE

Geral Pará

Membro do Ministério Público do Estado toma posse no Conselho de Segurança Pública

Criado há 25 anos, o Conselho é um instrumento de controle social, formado por representantes de vários segmentos

22/09/2021 às 23h00
Por: Central Fonte: Secom Pará
Compartilhe:

O promotor de Justiça José Maria Gomes dos Santos é o mais novo integrante do Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep). A posse, para um mandato de dois anos, ocorreu nesta quarta-feira (22), no plenário Paulo Sette Câmara, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), durante a 365ª reunião ordinária. O presidente do Conselho, secretário Ualame Machado, e demais membros participaram da solenidade de posse. 

O Consep é um órgão superior de deliberação colegiada, tendo por missão institucional decidir sobre políticas e ações de segurança pública no Estado do Pará. O Conselho é um instrumento de controle social, que existe há 25 anos com muito trabalho em prol da sociedade paraense.

O presidente Ualame Machado, deu as boas-vindas ao novo integrante e ressaltou a expectativa pela sua contribuição aos trabalhos desenvolvidos pelo Conselho. “De forma positiva nós recebemos hoje um novo integrante do MPE que, com toda certeza, contribuirá para o bom desempenho desse Conselho”, afirmou.

“Minhas expectativas são as melhores possíveis, pois penso que no Consep todas as instituições que compõem o Sistema de Segurança do Estado estão presentes, juntamente com a sociedade civil organizada. Assim, poderão desenvolver um grande trabalho em prol da segurança pública do nosso Estado, buscando sempre o bem-estar do povo paraense", afirmou José Maria Gomes dos Santos, membro do Ministério Público há 26 anos, e atualmente coordenador do Centro de Apoio de Políticas Criminais, Execução Penal e Segurança Pública.

Formação- São considerados conselheiros natos do Consep o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social; comandante-geral da Polícia Militar do Estado; comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar; delegado-geral de Polícia Civil do Estado; diretor-superintendente do Departamento de Trânsito do Estado; secretário de Estado de Administração Penitenciária; diretor-geral do Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”; defensor-geral da Defensoria Pública, e o secretário de Estado de Assistência Social Trabalho, Emprego e Renda.

Também participam da solenidade membros do Consep que representam organizações da sociedade civil: Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Pará (OAB-PA); Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH); Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Emaús (Cedeca/Emaús) e Centro de Defesa e Estudo do Negro do Pará (Cedenpa). 

O Consep possui ainda, em sua composição, dois deputados estaduais, representando a Assembleia Legislativa do Estado (Alepa); um representante do Ministério Público Estadual, desde que manifestado o interesse do órgão; um representante do Poder Judiciário Estadual, desde que manifestado o interesse do Poder; um representante de entidades de classe dos órgãos que compõem o Sieds, escolhido por rodízio entre as associações representativas. Estes últimos, na ordem e forma estabelecidas por resolução do Consep.

Por Aline Saavedra (SEGUP)
Garanhuns - PE Atualizado às 04h51 - Fonte: ClimaTempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 32°

Sex 32°C 20°C
Sáb 31°C 19°C
Dom 31°C 19°C
Seg 30°C 18°C
Ter 29°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias