Domingo, 17 de Janeiro de 2021 13:23
(87) 9.8130-1122
Geral Funase/Arcoverde

Parceria com estudante da UFRPE viabiliza oficina lúdica na Funase em Arcoverde

Intitulada “Trajetória de vida”, atividade é a terceira ofertada no âmbito de projeto de leitura iniciado em setembro

27/11/2020 19h40
Por: Jonathas William J.W / Garanhuns Notícias
Parceria com estudante da UFRPE viabiliza oficina lúdica na Funase em Arcoverde

Em apenas dois meses de funcionamento, o projeto Clube Castelar, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e a Vara Regional da Infância e Juventude de Arcoverde, no Sertão do Estado, já recebeu três grandes ações desenvolvidas de forma colaborativa por profissionais e entidades. A mais recente, intitulada “Trajetória de vida”, é uma oficina ministrada por um estudante do curso de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Nove socioeducandos em regime de internação estão participando da atividade, que teve três dias de duração e segue até esta sexta (27).

O objetivo da iniciativa é propor a reflexão dos adolescentes a partir de eventos ocorridos em suas vidas, por meio de um instrumental lúdico. “Propomos que eles elaborem desenhos e que sejam levantados pontos importantes da trajetória de cada participante. A ideia é que eles façam um levantamento do que fez a diferença e que pode vir a transformar ou já tenha transformado a vida deles”, explica Rodrigo Teófilo, facilitador da oficina e membro do Laboratório de História das Infâncias do Nordeste (Lahin) da UFRPE. A atividade foi articulada pela pedagoga Jedvan Conceição, também pesquisadora da universidade e profissional técnica da Funase.

Além de receber a ação realizada agora, o espaço onde funciona o projeto Clube Castelar também vem recebendo atividades de leitura desenvolvidas em parceria com a Fundação Terra e já foi cenário de uma oficina de cordel promovida pelo artista pernambucano Genival Poeta. “Com as articulações que vêm sendo feitas, estamos conseguindo utilizar a sala de leitura, inaugurada em setembro, de forma produtiva. É um espaço que vem sendo abraçado por toda a comunidade socioeducativa e por profissionais e instituições de fora”, avalia Paula Cibelle, coordenadora geral do Case/Cenip Arcoverde, a unidade da Funase no município.

Garanhuns - PE
Atualizado às 13h05 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 28°

27° Sensação
21.3 km/h Vento
36.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Terça (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol e Chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias