Sábado, 29 de Janeiro de 2022
19°

Poucas nuvens

Garanhuns - PE

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão aprova projeto de criação sistema de notificação de óbitos dos idosos em casa de repouso

Marina Ramos/Câmara dos Deputados Luiz Lima recomendou a aprovação do texto com emenda A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos De...

30/11/2021 às 15h30
Por: Central Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Luiz Lima recomendou a aprovação do texto com emenda - (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)
Luiz Lima recomendou a aprovação do texto com emenda - (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que prevê a implementação, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de um sistema de notificação de óbitos de idosos oriundos de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), como casas de repouso e abrigos. Os dados servirão para subsidiar a formulação de políticas públicas para esta população.

Pelo texto aprovado, a notificação deverá conter data e hora do óbito, causa mortis, condições de saúde prévias ao óbito, local de ocorrência do óbito (domiciliar, hospitalar ou outros), tempo de internação se óbito hospitalar e local e tipo de residência do idoso (próprio domicílio, instituição de longa permanência pública, privada, filantrópica, ou outros).

Emenda

O Projeto de Lei 2346/21 é dos deputados Eduardo Barbosa (PSDB-MG) e Carla Dickson (Pros-RN), e altera o Estatuto do Idoso. O relator, deputado Luiz Lima (PSL-RJ), recomendou a aprovação.

Durante a discussão do texto, Lima acolheu uma sugestão da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) e propôs uma emenda para deixar claro que o sistema concentrará dados de óbitos de idosos oriundos de ILPIs, como é a intenção original dos autores do projeto.

“No caso dos residentes em instituições de longa permanência para idosos, a necessidade dessas informações é mais premente, dada a vulnerabilidade mais acentuada desse grupo”, disse Lima.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Garanhuns - PE Atualizado às 05h10 - Fonte: ClimaTempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 29°

Dom 28°C 18°C
Seg 29°C 18°C
Ter 29°C 18°C
Qua 30°C 19°C
Qui 30°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias