O iSUS é um produto digital criado para ser um cinto de utilidades e apoiar os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS)
O Ceará, assim como grande parte do País, tem registrado, nas últimas semanas, uma elevação do número de casos de síndromes respiratórias, como influenza A e Covid-19. Diante deste cenário, a busca pela assistência médica se intensificou e acendeu o alerta entre os gestores da Saúde nas redes pública e privada.
Importante agente contribuidor na qualificação da força de trabalho, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), também está atenta ao atual quadro epidemiológico e mobiliza suas equipes de especialistas, a fim de otimizar processos e capacitar milhares de profissionais da Saúde em todo o território cearense.
Grande parte do fluxo de trabalho conta com suporte do aplicativo iSUS, solução digital desenvolvida pelo Laboratório de Inovação (Felicilab) da ESP/CE em meio à pandemia, para auxiliar os trabalhadores nos seus cotidianos. A ferramenta atua como um cinto de utilidades e armazena notas técnicas, recomendações, boletins e informes epidemiológicos, manejos de atendimento, entre outros conteúdos voltados à área — não só produzidos pela autarquia, mas por diversas outras entidades sanitárias do Estado.
No último dia 30 de dezembro, a ESP/CE, em parceria com a Sesa, divulgou nota técnica com orientações sobre o uso de oseltamivir (Tamiflu®), medicação antiviral indicada para pacientes que apresentem quadro suspeito ou confirmado de gripe. O documento traz uma série de recomendações técnicas e também pode ser acessado no site Coronavírus Ceará.
Outra inserção feita no aplicativo foi a de um fluxograma com orientação sobre o atendimento inicial ao paciente com síndrome gripal. O conteúdo é de fácil entendimento e dividido por tópicos como Análise de Sintomas, Diagnóstico Preliminar, Estratificação de Risco para Síndrome Gripal, além de trazer observações adicionais.
A plataforma disponibiliza também o Plano Estadual de Contingência para Resposta às Emergências em Saúde Pública pelo Coronavírus 2022 e o Manejo Clínico de Pacientes com Covid-19.
Novos documentos podem ser divulgados, à medida que o corpo de profissionais da ESP/CE identifique alguma necessidade da força de trabalho ou haja mudanças no cenário epidemiológico do Estado.
Lançado em setembro de 2020 como parte das ações de inovação em saúde do Governo do Ceará em meio ao cenário da pandemia, o iSUS surgiu com o objetivo de responder à demanda de relacionamento entre usuários, trabalhadores e gestores do SUS. A ferramenta é gratuita e está disponível para smartphones com sistemas operacionais iOS e Android.