Sábado, 29 de Janeiro de 2022
19°

Poucas nuvens

Garanhuns - PE

Geral Pará

'Circuito Socioambiental', da Polícia Militar, adquire equipamentos em parceria com o Tribunal de Justiça

O projeto executado pelo Batalhão de Polícia Ambiental é destinado a crianças e adolescentes, e incentiva práticas sustentáveis

15/01/2022 às 00h50
Por: Central Fonte: Secom Pará
Compartilhe:

Notebook, lousa digital, equipamentos de proteção individual (EPIs) e bonecos fantoche são alguns dos materiais adquiridos pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) para a implementação do Projeto Circuito Socioambiental, iniciativa que prevê atividades pedagógicas voltadas a crianças e adolescentes, de 10 a 15 anos, com palestras e programação lúdica que enfatizam a importância da preservação ambiental e das práticas sustentáveis.

A aquisição do material foi possível graças a um projeto aprovado pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PA), que por meio da Vara de Execução das Penas e Medidas Alternativas libera recursos a instituições parceiras que desenvolvem projetos sociais relevantes. Para o BPA foram repassados R$ 40 mil, investidos em materiais necessários para a realização das ações de educação ambiental, um projeto inédito na Polícia Militar do Pará.

Com os novos materiais, os policiais militares que atuam no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do BPA vão aprimorar as atividades para o público infantojuvenil, com linguagem e abordagem apropriada a cada faixa etária. “Vamos tratar sobre temas como a importância da água, o desmatamento, os maus-tratos a animais, descarte de resíduos sólidos e a relação do homem com a natureza, dentro de uma perspectiva crítica de educação ambiental”, explicou o coordenador do NEA, 3º sargento Antônio Silva Júnior.

Prevenção primária- Para participar, as escolas precisam solicitar, por meio de ofício enviado ao comandante do BPA, que enviará a demanda ao NEA. Os policiais militares vão entrar em contato com os professores e repassar as orientações referentes às atividades, cujos temas serão abordados primeiro em sala de aula, pelo professor, e reforçados no dia agendado para o Circuito Ambiental.

“O projeto tem como objetivo dinamizar as atividades de prevenção primária do meio ambiente, por meio de palestras, jogo educacional de tabuleiro, desafio ambiental e do teatro de fantoches, cujas potencialidades da educação ambiental presente na metodologia de ensino-aprendizagem corroboram a construção da racionalidade na relação sociedade-natureza e na formação cidadã de crianças e adolescentes das repartições públicas e privadas de ensino do Pará”, explicou o comandante do BPA, major Jeremias Moura.

A equipe do Núcleo de Educação Ambiental é formada por policiais militares com formação acadêmica em diferentes áreas do conhecimento, devidamente capacitados como educadores ambientais. “Nós queremos sensibilizar os alunos participantes e contribuir com a construção de uma racionalidade ambiental, para que eles tenham consciência do que muito se promulga como consciência ambiental. Mas ela só é possível quando se trabalha desde pequeno com esses temas”, reiterou o coordenador do NEA, sargento Silva Júnior.

Texto: Taiane Figueiredo – Ascom/PM

Por Governo do Pará (SECOM)
Garanhuns - PE Atualizado às 04h50 - Fonte: ClimaTempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 29°

Dom 28°C 18°C
Seg 29°C 18°C
Ter 29°C 18°C
Qua 30°C 19°C
Qui 30°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias