Em todo o mundo, um grande número de pessoas que foram infectadas pela covid-19 tem apresentado algumas sequelas em decorrência da infecção. Trata-se de um ou mais sintomas persistentes mesmo após o fim do estado infeccioso pelo novo coronavírus.
As sequelas mais comuns dos pacientes com alta da covid-19 são: fadiga, cansaço, fraqueza, falta de ar, perda de paladar e olfato. Tais sintomas tendem a perdurar, geralmente, por até quatro meses após a recuperação da doença.
Pensando nisso, a UPAE Garanhuns está oferecendo para todo o Agreste Meridional um novo programa de tratamento para os portadores de sequelas da covid, através de uma equipe multidisciplinar formada por médicos, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde para acompanhar esses pacientes.
As pessoas que apresentam esses sintomas persistentes devem procurar a Unidade de Saúde Básica mais próxima da sua residência, passar por uma consulta médica, e caso o profissional veja a necessidade, poderá encaminhar para a avaliação no programa.