Saúde Tocantins
Hospital e Maternidade Dona Regina realiza curso Promovendo e Incentivando a Amamentação
O curso tem carga horária de 20 horas e é uma exigência para manutenção do título de Hospital Amigo da Criança concedido pelo Ministério da Saúde (MS)
22/03/2022 15h50
Por: Central Fonte: Secom Tocantins
Capacitação visa manter equipe dentro das normas exigidas para manter título Hospital Amigo da Criança concedido pelo Ministério da Saúde - Foto: Ses/Governo do Tocantins

Servidores do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) participam, de 21 a 23 de março, do cursoPromovendo e Incentivando a Amamentação em um Hospital Amigo da Criança. A capacitação com carga horária de 20 horas é uma exigência para manutenção do título de Hospital Amigo da Criança, o que a unidade possui desde 2003. Anualmente, o hospital passa por uma autoavaliação e, a cada três anos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reavalia para a possível renovação do título, que é concedido pelo Ministério da Saúde (MS).

O curso é ministrado pela nutricionista e coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) da unidade hospitalar, Walkiria Pinheiro; e pela também nutricionista Luciana Macedo. “Neste momento, estamos discutindo a importância do incentivo à amamentação até o sexto mês do bebê e a manutenção deste hábito até 2 anos ou mais, para que haja um desenvolvimento saudável do bebê e se estabeleça o vínculo com a mãe. Neste contexto, os profissionais de saúde que assistem esta família, desde a hora do nascimento, são fundamentais”, explicou Walkiria.

A programação conta com palestras, demonstrações e informações aprofundadas sobre o tema e, para encerrar as atividades, na quarta-feira, 23, haverá aulas práticas no alojamento conjunto da unidade. “As aulas práticas são ações que devem fazer parte da rotina da equipe multiprofissional envolvida nos trabalhos de acolhimento das famílias, dentro da maternidade”, finalizou a coordenadora.

Amigo da Criança

Idealizada em 1990, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) visa promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.