A cerimônia do lançamento do projeto de identidade visual do Festival da Canção Ouremense, na última quarta-feira, (20), em Ourém, no Centro de Convivência da Terceira Idade Antônio Bruno de Souza Neri, contou com a participação do designer e ilustrador, Beto Campos, responsável pela concepção e criação da marca do festival. Ele apresentou as referências utilizadas na criação, assim como o manual de marca. No mês de outubro de 2021, o município de Ourém, por intermédio da Secretaria Municipal da Juventude, Cultura, Esporte, Lazer, e Turismo, tornou público um concurso de desenho, com o objetivo de definir identidade visual da marca para o XXXVI Festival da Canção Ouremense, com premiação para os três primeiros lugares. Os resultados dos participantes foram aproveitados por Beto para a elaboração dos elementos dessa marca.
Na ocasião estiveram presentes, além da população da cidade, autoridades locais e estaduais, gestores, produtores de cultura e o Presidente da Fundação Cultural do Pará, Guilherme Relvas. Ele destacou que o festival vai gerar oportunidades de trabalho e renda para a população e comentou sobre a parceria da FCP nas próximas etapas.
"Estamos dialogando com o município para garantir a infraestrutura do evento, além de outras tratativas e investimentos necessários para nós consolidarmos o evento que Ourém merece."
Ainda em 2021 o Festival da Canção Ouremense conquistou o status de patrimônio cultural de natureza imaterial do estado do Pará, conforme lei n° 9.352, de 29.11.21. Após dois anos sem que o evento pudesse acontecer por causa da pandemia, este ano o festival terá sua XXXVI edição em julho. O edital de inscrições está previsto para ser lançado em 29 de abril, e qualquer informação relacionada estará disponível no site oficial da prefeitura de Ourém e nas redes sociais do evento.
O FESTIVAL
O Festival da Canção Ouremense é o maior e mais antigo festival de música do estado do Pará. Criado em 1983 por um grupo de compositores e intérpretes, que juntamente com apreciadores da boa música local, inspirados nos grandes festivais nacionais, organizaram o primeiro festival.