A Associação Palotina para Educação e Cidadania (Apec) celebrou, nessa quinta-feira (12), os 15 anos de realizações na área de prevenção ao uso e abuso de drogas na região do bairro Santa Maria da Codipi em Teresina.
Em 2004, um grupo de freiras e mulheres da comunidade iniciou a realização de encontros mensais, envolvendo a participação de adolescentes e jovens,tendo a colaboração de mulheres da própria comunidade. Na época, a iniciativa foi batizada de Jovens do Amanhã (Joama), e no ano de 2007, com a expansão dos projetos, nasceu a Apec, como conta uma das fundadoras da entidade, Irmã Maria Avani Sousa.
“Tudo iniciou pela espiritualidade da Congregação das Irmãs Palotina que mensalmente se reuniu para a leitura do Evangelho e fazia uma reflexão de como vivia a região da Santa Maria da Codipi, pois existiam muitos jovens, inclusive usuários, que ficavam nas praças. Mediante essa realidade, nós questionávamos sobre o que poderia ser feito para mudar essa situação”, explicou a Irmã Avani.
Uma das jovens beneficiadas pela entidade é Marilene Silva que, por meio da sua participação em atividades oferecidas pela Associação, teve a vida transformada.
“É muito gratificante participar dos projetos porque os educadores ensinam para a vida. Eles não se limitam a ensinar só a convivência com os outros jovens. Lembro bem de uma vez em que foi falado sobre a saúde mental, e nos ensinaram como cuidar da mente e do corpo. Após isso, passei por um momento difícil, onde pratiquei os ensinamentos e ficou mais fácil para poder superar aquela situação. Aprendemos que a vida vale a pena ser vivida”, disse Marilene.
Desde 2017, a instituição conta com a parceria do Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas do Piauí (Cendrogas-PI), para a realização do projeto “Sem Drogas, Sem Dor”, que tem como objetivo a prevenção às drogas e à violência. Os encontros do projeto são realizados de segunda à sexta, das 13h30 às 17h, com momentos de espiritualidade, oficinas de informática, relações humanas e integração, com atividades de grafite, dança, arte e pintura, atividades recreativas, leitura e produção de texto, visitas domiciliares, reunião com as famílias, realização de eventos culturais e esportivos, e tem a participação de 80 beneficiários.
“A parceria com a Cendrogas está sendo de extrema importância, pois aumentaram as nossas atividades na prevenção de crianças, adolescentes e jovens com o envolvimento das suas famílias. Percebemos muitos frutos, como é o caso da diminuição da violência na região”, agradeceu Bento Alves, responsável técnico da Apec.
Durante a festa de comemoração, foi realizada a entrega de troféus para parceiros que contribuíram ao longo dos 15 anos. Na oportunidade, a psicóloga Amanda Probo representou a Coordenadoria.