Sábado, 21 de Maio de 2022
21°

Pancada de chuva

Garanhuns - PE

Geral Pará

Sespa promove curso de capacitação para ampliar captação de órgãos e tecidos

A iniciativa da secretaria envolveu a equipe multiprofissional da Comissão de Doação de Órgãos e Tecidos, do Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá

14/05/2022 às 17h25
Por: Central Fonte: Secom Pará
Compartilhe:

Para ampliar a captação de órgão e córnea no estado, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), promoveu um treinamento para a equipe multiprofissional da Comissão de Doação de Órgãos e Tecidos, do Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá.  O curso foi promovido no período de 9 a 13 de maio, pela equipe da Central Estadual de Transplante da secretaria. O treinamento envolveu ações teóricas e práticas. 

Vale ressaltar, que o processo de capacitação da equipe de Marabá foi iniciado em novembro do ano passado, com o treinamento de um enfermeiro que compõe a comissão de doação.  Na primeira etapa, o profissional participou do curso de enucleação para tornar-se um especialista para captação do globo ocular. 

Após a capacitação do profissional, o hospital realizou, no início deste mês, a primeira captação de córnea no Sudeste do Estado. A ação tem como objetivo aumentar a doação de órgão e córneas, possibilitando realizar transplantes em maior número em todo o Estado, além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes que aguardam na fila de transplante da central estadual.   

“O processo de doação de órgãos é complexo e requer a capacitação e educação continuada dos profissionais da saúde para atuarem nessa área. Além disso, é necessário que o hospital disponha de estrutura técnica e operacional para efetivar uma doação. Sem doação de órgão não é possível realizar transplantes”, enfatizou Ierecê Miranda, coordenadora da central de transplantes da Sespa. 

A ação também foi ministrada pelo Banco de Olhos do Hospital Ophir Loyla e pelo Laboratório de Imunogenética da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa).

Rômulo Rodovalho, secretário de saúde da Sespa, explica que a proposta do curso é capacitar os demais profissionais envolvidos na comissão não só para captação de córnea, mas também para doação de órgãos.

“Além de ampliar o número de profissionais capacitados que fazem parte da comissão, a iniciativa visa também aumentar o número de captações de órgãos, córneas e aumentar o número de transplantes no Estado”, salientou.

Por Governo do Pará (SECOM)
Garanhuns - PE Atualizado às 16h23 - Fonte: ClimaTempo
21°
Pancada de chuva

Mín. 19° Máx. 24°

Dom 25°C 19°C
Seg 24°C 18°C
Ter 25°C 18°C
Qua 25°C 19°C
Qui 24°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias