Quarta, 30 de Abril de 2025
16°C 31°C
Garanhuns, PE
Publicidade

XADREZ POLÍTICO: Zaqueu deixa Izaías e vai para Sivaldo, informação confirmada em primeira mão a nossa redação

Confira na matéria:

Jonathas William J.W / Coluna Tabuleiro Político
Por: Jonathas William J.W / Coluna Tabuleiro Político
19/02/2024 às 18h16 Atualizada em 19/02/2024 às 18h51
XADREZ POLÍTICO: Zaqueu deixa Izaías e vai para Sivaldo, informação confirmada em primeira mão a nossa redação

Final de semana agitado e de muitas especulações nos blogs e nas rodas políticas de Garanhuns, com a possível saída do ex-vereador Zaqueu Lins do grupo político do deputado Izaías Régis (PSDB), e seu possível ingresso ao grupo político do prefeito Sivaldo Albino (PSB).

Ainda que não confirmado oficialmente, o que naturalmente gerou especulações e incertezas sobre o futuro político de Zaqueu, principalmente com a nota divulgada pelo ex-vereador, que não disse nem sim e nem não, deixado o suspense no ar, e com um movimento precipitado nas peças do “tabuleiro político” – onde o deputado Izaías Régis, de antemão anunciou que seu companheiro de chapa numa possível candidatura a prefeito de Garanhuns será o médico Ulisses Pereira, e com a remoção de publicações das redes sociais de Zazá que tinha Zaqueu ao seu lado -, deixou claro que o ex-vereador não faz mais parte do seu grupo político. Todavia, o destino político de Zaqueu ainda não foi oficialmente comunicado, porém nossa redação conseguiu duas informações em primeira mão a ser confirmada no decorrer dos dias.

Destino político de Zaqueu

A primeira informação que obtivermos foi através do próprio Zaqueu Lins, com quem conversamos na tarde desta segunda-feira (19), Lins confirmou a nossa redação que está indo para o partido Republicanos, do ministro Silvio Costa Filho, com quem deve ser reunir nos próximos dias e que de fato está deixando o grupo político do deputado Izaías Régis. Diferente do que foi publicado por alguns blogs Zaqueu não está indo para o PSB, e sim para o Republicanos. O ex-vereador ainda está filiado ao Patriotas, mas sua ficha de filiação ao Republicanos já está pronta e deve ser abonada na próxima semana.

A segunda informação que obtivermos nesse “xadrez político” que antecede a disputa eleitoral de outubro próximo, veio de uma fonte (peça) importantíssima que faz parte desse “tabuleiro político” e que nos pediu absoluta reserva.

De acordo com as informações repassadas, Zaqueu provavelmente deverá compor com o atual prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, na majoritária, sendo o seu companheiro de chapa, na vice. E o seu novo partido, o Republicanos, terá uma chapa forte de candidatos a vereador, com possibilidade de eleger de três a quatro vereadores com os nomes que irão se filiar ao partido até abril.

Eleição para a Câmara Municipal -Nessa costura política que é o fato novo do momento e tem agitado as rodas políticas da cidade, existe a possibilidade de que alguns dos vereadores que estão na base do governo municipal também ingressem no Republicanos, para fazer uma equação de forças mais equânime na disputa pela reeleição, uma vez que o PSB já tem três vereadores com mandato um deles é o atual presidente da Câmara, Luizinho Roldão que foi o majoritário do partido na última eleição.

PT e sua importância no xadrez político – O Partido dos Trabalhadores que tem hoje o médico Pedro Veloso como vice-prefeito, tem dito que não abre mão de manter essa posição na composição para a reeleição de Sivaldo, e pretende indicar um novo nome para compor a chapa majoritária, mas até agora não sinalizou quem será esse nome.

O jornalista Roberto Almeida conversou com a presidenta do Diretório local do PT, Danielle Ubirajara, na tarde desta segunda-feira, a qual informou ao jornalista que tomou conhecimento da possibilidade de Zaqueu fazer parte do grupo governista pela imprensa. Ubirajara adiantou que a princípio, um possível ingresso de Zaqueu no partido teria de passar por etapas, como acontece com qualquer político que deseja ingressar na legenda.

Segundo ela, os filiados e a direção precisam ser consultados e o futuro petista precisa estar de acordo com os estatutos do partido.

É possível que essa costura política seja orientada por nomes de peso do Diretório estadual do partido que podem indeferir diretamente na decisão local, uma vez que as eleições de 2026 passam antes pela eleição de 2024, dessa forma a coalizão de forças para enfrentar a governadora  Raquel Lyra em 2026 precisa está homogênea.

Lenium - Criar site de notícias