A governadora Raquel Lyra, do PSDB, anunciou em suas redes sociais o lançamento de um Festival Cultural denominado "Pernambuco é meu País", um título que lembra muito uma frase usada por ela quando era prefeita de Caruaru; "Meu País de Caruaru". Um fato curioso é que no ano passado na abertura do São João de Caruaru Raquel Lyra disse em entrevista que Caruaru tinha o maior e melhor São João do mundo, ignorando os festejos juninos que ocorrem por todo o Estado, a exemplo do São João de Petrolina, Arcoverde e Carpina.
Mas o que chamou a atenção nesse anuncio da governadora por boa parte dos seguidores de sua página no Instagram foi o fato de Garanhuns a cidade que realiza o maior e mais completo Festival Multicultural da América Latina (Festival de Inverno de Garanhuns - FIG) está de fora desse "festival" ou roteiro cultural. Muitos seguidores estão questionando a governadora por qual motivo Garanhuns a terra do mestre Dominguinhos, do presidente Lula, que inclusive tem sido um parceiro importante do seu governo desprovido de qualquer viés ideológico contra ela está de fora desse "Festival Cultural".
Na legenda da postagem a governadora diz que está lançando o "Festival Pernambuco Meu País", que vai percorrer diversas cidades do nosso Estado promovendo o encontro de artistas locais e nacionais e podendo fomentar a nossa cultura e a nossa arte. As cidades mencionados pela governadora que serão contempladas por esse festival são: Caruaru, Bezerros, Gravatá, Buíque, Arcoverde, Triunfo e Taquarintiga do Norte.
Ao lançar esse "Festival Cultural" deixando Garanhuns de fora e se negando a promover em parceria com a Prefeitura de Garanhuns o FIG 2024, Raquel Lyra repete o mesmo erro cometido pelo ex-governador Jarbas Vasconcelos quando incluiu o já consolida Festival de Inverno de Garanhuns no projeto "Circuito do Frio", diminuindo a importância e relevância econômica, cultural, social e turística do FIG. O povo de Garanhuns nunca perdou o ex-governador por isso, e nas urnas Garanhuns lhe deu a resposta.
Que Pernambuco é um dos estados mais culturais e que mais produz e consome cultura no Brasil não resta dúvidas, e Garanhuns com certeza é de longe uma das cidades mais culturais não só de Pernambuco mas do Brasil. O nível cultural de Garanhuns a eleva a condição de cidade turística e cultural, exemplos: Garanhuns é uma das cidades que tem mais escritores com obras publicadas no estado de Pernambuco. Garanhuns tem uma das mais antigas Academias de Letras do Nordeste, a primeira edificada no interior de Pernambuco. Garanhuns é uma das cidades com maior número de produtores culturais do estado de Pernambuco e do Nordeste. Garanhuns é a cidade natal de um dos maiores e mais completos artistas brasileiro, como mencionado a acima, o mestre Dominguinhos, um dos artistas brasileiros mais premiados no mundo. Garanhuns realiza pioneiramente a mais de três décadas o maior e mais completo Festival Multicultural da América Latina.
Recentemente a cidade venceu o primeiro lugar no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), na categoria Turismo e Identidade Territorial, com o Projeto do Encantos do Natal 2023, e vai representar Pernambuco na etapa nacional da premiação, em Brasília. Ao todo, foram 101 municípios participantes e 67 classificados. Garanhuns foi o primeiro lugar entre 13 finalistas de todas as regiões do Estado de Pernambuco, na categoria mais disputada do prêmio. O que mostra a força turística e cultural dessa cidade tão importante para Pernambuco.
Outros seguidores aproveitaram para criticar a governadora pela falta de atenção com a saúde pública do Agreste Meridional, sobretudo a situação que se encontra o Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns.
Mín. 16° Máx. 24°