Quarta, 30 de Abril de 2025
16°C 31°C
Garanhuns, PE
Publicidade

Enfermeira realiza parto dentro de carro em Garanhuns, o caso aconteceu neste domingo 03

O domingo 03 de novembro ficou marcando por surpresas e felicidades para duas personagens que tiveram suas vidas marcadas por uma experiência inusitada e compartilhada nas redes sociais

Jonathas William J.W / Coluna Tabuleiro Político
Por: Jonathas William J.W / Coluna Tabuleiro Político
04/11/2024 às 16h55 Atualizada em 04/11/2024 às 17h57
Enfermeira realiza parto dentro de carro em Garanhuns, o caso aconteceu neste domingo 03
Foto da enfermeira e da parturiente com sua filha recém-nascida no Hospital e Maternidade Palmira Sales

Um parto realizado por uma enfermeira dentro de um carro em Garanhuns repercutiu nas redes sociais, neste domingo, 03 de novembro de 2024. A parturiente Inaiara Isabel da Silva deu à luz quando se deslocava para a maternidade, ela é moradora da cidade de Caetés, que fica a 21 quilômetros de Garanhuns.

O domingo 03 de novembro ficou marcando por surpresas e felicidades para duas personagens que tiveram suas vidas marcadas por uma experiência inusitada e compartilhada nas redes sociais. A primeira,  a mamãe Inaiara Isabel, que deu à luz minutos antes de chegar ao Hospital Infantil e Maternidade Palmira Sales, que fica localizado no bairro da Boa Vista, em Garanhuns.

A segunda personagem dessa história emocionante foi a enfermeira e doula, Vitória Oliveira, que realizou o parto dentro do carro e compartilhou a experiência em seu Instagram. Vitória que é formada em enfermagem exerce a profissão desde julho deste ano e é doula a quase um ano já acompanhou cerca de 40 partos assistidos, mas essa foi a primeira vez que se viu na responsabilidade de ter que realizar um parto sozinha e fora do ambiente hospitalar.

Na foto as personagens dessa história emocionante. A enfermeira e doula Vitória Oliveira ao lado de Inaiara Isabel e sua filha recém-nascida Maria Ísis.

“Ela (parturiente) começou a sentir as primeiras contrações por volta das cinco horas da manhã, como ela mora em Caetés orientei ela à se deslocar imediatamente para a casa da sua irmã que fica aqui em Garanhuns, já que o serviço de parto estava marcado para ser realizado no Hospital e Maternidade Palmira Sales, aqui na cidade, mas para a nossa surpresa quando estávamos à caminho do hospital a bolsa rompeu e ela começou o trabalho de parto ainda dentro do carro, não tive outra alternativa se não iniciar os procedimentos para realizar o parto ali mesmo, pois a criança estava com presa de nascer (risos). Foi uma experiência inusitada, mais maravilhosa para mim, relatou à reportagem do Portal Garanhuns Notícias a enfermeira e doula Vitória Oliveira.

Após o nascimento mãe e filha foram encaminhadas para o Hospital Palmira Sales, por sua doula, Vitória Oliveira, que realizou o parto e estava acompanhando a parturiente durante sua gestação. Já na maternidade do hospital mãe e filha passaram pelos procedimentos de praxe e ficaram em observação médica, agora a pouco no início da tarde desta segunda-feira (04) receberam alta e já estão em casa.

Foto de mãe e filha logo após o parto ainda dentro do carro.

A recém-nascida que nasceu saudável com três quilos e trezentas gramas recebeu o nome de Maria Ísis da Silva Vieira, e é filha caçula de Inaiara Isabel com seu esposo David Vieira Costa, o casal tem outros dois filhos.

A Importância da doula no suporte ao trabalho de parto

A doula é uma profissional que tem como responsabilidade o acompanhamento da gestante durante todo o período de gravidez, parto e pós-parto, além de apoiar, encorajar, oferecer conforto e suporte emocional nesses momentos, enquanto que os profissionais de saúde se responsabilizam pela parte técnica do pré-natal e trabalho de parto, a doula foca em tornar a experiência de parto leve, segura, consciente e tranquila para a gestante em trabalho de parto e seu acompanhante.

A palavra doula tem origem grega e se traduz por “mulher que serve”, o que explica a função de amparar gestantes, antes do parto, no parto e também após o nascimento do bebê.

No dia do parto, geralmente, as doulas são as primeiras a chega para oferecer amparo emocional, acolhimento para a família, alívio da dor ao longo do trabalho de parto, além de medidas não farmacológicas para alívio de qualquer desconforto da parturiente.

O suporte oferecido pela doula a gestante deve ser físico e emocional, o acompanhamento estende-se para o dia do parto. Nas consultas feitas antes do parto com a doula, alguns exercícios são ensinados para a gestante preparar o corpo para o dia do parto, outros ensinamentos valiosos são as técnicas de respiração para auxiliar durante o desconforto das contrações e que facilitarão o trabalho de parto. (Informações da Maternidade Rede D’Or).

Quem quiser entrar em contato e saber mais sobre o trabalho da enfermeira e doula Vitória Oliveira acesse AQUI o seu Instagram, lá também tem um vídeo do parto narrado na nossa reportagem.

Texto: Jornalista Jonathas William - Portal Garanhuns Notícias.

A divulgação das imagens foram autorizada com exclusividade para o Portal Garanhuns Notícias.

Lenium - Criar site de notícias