O deputado estadual Álvaro Porto (PSDB) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, ALEPE, nesta segunda-feira (2). Porto irá ocupar o cargo de presidente da Casa para o biênio 2025-2027.
A eleição aconteceu após a anulação do pleito realizado em novembro do ano passado, pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Apesar de ser o único candidato à presidência da Alepe, Álvaro recebeu 37 dos 49 votos dos seus pares ao final da contagem, mas já havia garantido o cargo após os 25, que configura a maioria absoluta dos votos. Porto recebeu nesta eleição menos votos do que na primeira em 2022, quando ele obteve mais de 40 votos.
“Ser eleito novamente presidente da Alepe é muito especial. Me recordo quando entrei na Casa para iniciar nosso primeiro mandato, ainda no prédio Joaquim Nabuco, eleito pelo povo do meu querido Agreste, e hoje, mais uma vez, recebo o voto de confiança de deputados e deputadas de todas as regiões de Pernambuco para seguir à frente do legislativo”, comentou o parlamentar.
"O sentimento é de vitória. Vou pedir música no Fantástico, fui eleito pela terceira vez presidente desta Casa. Se tem as diferenças, ninguém agrada todo mundo. Fui reconhecido por 37 deputados, e nosso trabalho vai permanecer, vai continuar independente", disse Porto após a vitória.
Confira como ficou a composição da mesa eleita e a quantidade de votos de cada um
Presidente - Álvaro Porto (PSDB) 37.
1º vice-presidente - Rodrigo Farias (PSB) 38.
2º vice-presidente - Aglailson Victor (PSB) 39.
1º secretário - Francismar Pontes (PSB) 26.
2º secretário - Claudiano Martins Filho (PP) 40.
3º secretário - Romero Sales Filho (União) 41.
4º secretário - Coronel Alberto Feitosa (PL) 44.
1º suplente - Doriel Barros (PT) 39.
2º suplente - Henrique Queiroz (PP) 42.
3º suplente - Romero Albuquerque (União) 42.
4º suplente - Fabrizio Ferraz (SD) 43.
5º suplente - William Brigido (Republicanos) 43.
6º suplente - Joãozinho Tenório (PRD) 42.
7º suplente - Socorro Pimentel (União) 44.
A nova Mesa Diretora assume em 1° de fevereiro de 2025, pelo biênio que termina em 31 de janeiro de 2027.
Todos os 49 parlamentares participaram da votação. Doze votaram em branco para a presidência, e sete anularam o voto para primeiro secretário.
Com informações: Guilherme Anjos / Diário de Pernambuco
Mín. 17° Máx. 30°