Para celebrar o mês de conscientização do autismo, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, inaugura nesta sexta-feira (4) a sala multissensorial do aeroporto internacional de Recife. A ação faz parte do Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista, lançado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). O evento será realizado às 9h30, no auditório do terminal.
Mais do que proporcionar uma melhor experiência nos aeroportos brasileiros para passageiros neurodivergentes, o espaço contará com iluminação suave, som de água corrente, piscina de bolinhas brancas, almofadas sensoriais, projeções visuais e poltronas similares às de avião para simulação do embarque. A sala multissensorial foi pensada para incluir e acolher os passageiros antes e após a viagem, promovendo concentração, conforto e bem-estar.
"Quem chega à Sala Multissensorial do Aeroporto Internacional do Recife percebe de imediato que está entrando em um espaço diferenciado: luzes menos intensas, projeções nas paredes, sons de água corrente, piscina de bolinhas brancas, almofadas revestidas com tecidos especiais. Todos esses detalhes são pensados para atender às necessidades de pessoas neurodivergentes e de seus acompanhantes durante as viagens”, explica Silvio Costa Filho.
Recife é o quinto Aeroporto do país a contar com um ambiente exclusivo para acolher pessoas com espectro autista. Os terminais de Florianópolis (SC), Vitória (ES), Congonhas (SP) e Santos Dumont (SP) também possuem espaço inclusivo. Ainda este mês, o Ministério de Portos e Aeroportos fará a inauguração de uma nova sala multissensorial no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
Serviço
O quê: Inauguração da sala multissensorial do aeroporto de Recife
Data: Sexta-feira, 4 de abril
Horário: 9h30
Local: Auditório do Aeroporto dos Guararapes