O 16° Congresso Estadual do PSB de Pernambuco realizado neste sábado (5), no auditório da Unibra, no Recife, contou com a presença de importantes lideranças da legenda Socialista, como o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e o prefeito do Recife, João Campos, que é apontado como nome certo para assumir a presidência nacional do partido.
O evento reuniu militantes, lideranças históricas e expoentes da nova geração Socialista para discutir e definir os rumos do partido no estado.
“Aceita amigo!”
Em discurso entusiasmado e bastante aplaudido pelo público presente o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), defendeu o nome do prefeito do Recife, João Campos, para disputar o Governo de Pernambuco em 2026.
“Aceite amigo, aceite! Aceite ser candidato a governador de Pernambuco! Porque é isso que o povo quer. É um sentimento do Agreste ao Sertão, do Litoral, da Zona da Mata, que quer João Campos governador de Pernambuco! É um sentimento verdadeiramente de mudança. Mas não é uma mudança numa aposta, é uma mudança em algo concreto, que a gente já viu. Que deu certo no Recife e que está pronto para dar certo em Pernambuco”, afirmou Sivaldo Albino.
Albino ainda enfatizou em seu discurso a experiência e o preparo de João Campos para governar Pernambuco e o seu potencial político para chegar onde seu pai, o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, não teve a oportunidades de chegar.
“Você está preparado pela escola que vivenciou, especialmente a do seu pai. E vou lhe dizer o que eu disse lá atrás, em 2020: João, você está pronto para chegar onde seu pai não teve a oportunidade de chegar, mas para você chegar lá, na frente, o primeiro caminho é ser governador do estado de Pernambuco. E você está pronto, preparado, e o mais importante, o povo está querendo você governador. Vamos embora para a lutar com a benção de Deus e a força do povo, valeu!”, finalizou o prefeito de Garanhuns.
João Campos
Aclamado pelo prefeito de Garanhuns e por todos os presentes como a liderança mais expressiva do partido e como o nome mais forte para disputar o Governo de Pernambuco em 2026, o prefeito do Recife, que é candidato à presidência nacional da sigla, reforçou o propósito de fazer o PSB dar “passos ainda mais largos” e ser “o maior partido da centro-esquerda brasileira”.
O evento teve a presença do atual presidente nacional, Carlos Siqueira, de prefeitos, parlamentares e lideranças de todo o estado.
“Vamos chegar fortalecidos para ter um partido unido, que vai crescer. A gente vai dar passos ainda mais largos e o PSB se consagrará nas urnas, em 2026, como o maior partido da centro-esquerda brasileira”, afirmou João Campos.
Em seu discurso João Campos defendeu a manutenção do alinhamento político/eleitoral que consagrou a vitória de Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) em 2022.
“Estaremos juntos em um projeto nacional com o presidente Lula e com o vice Alckmin. O PSB vai estar ao lado da luta legítima, da luta decente, vai ter lado e posição político-eleitoral. Não estaremos à mercê do vento de conveniências e oportunidades”, completou.
DECISÕES E ELEIÇÃO
Durante o congresso, foram eleitos os membros do diretório, da comissão executiva estadual e das comissões executivas dos segmentos organizados do partido. O deputado estadual Sileno Guedes foi reeleito presidente do PSB em Pernambuco por mais três anos, marcando a continuidade de sua liderança à frente do partido desde 2011.
O congresso também definiu os delegados e delegadas que representarão o estado no Congresso Nacional do Partido, marcado para os dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, em Brasília, onde serão traçadas as estratégias políticas e eleitorais rumo às eleições de 2026.
Composição da Comissão Executiva
A nova composição da Comissão Executiva Estadual do PSB eleita reflete um equilíbrio entre renovação e continuidade. Os nomes escolhidos incluem:
Primeiro Vice-Presidente: Deputado federal Pedro Campos.
Segundo Vice-Presidente: Tadeu Alencar.
Terceiro Vice-Presidente: Deputado federal Felipe Carreras.
Quarta Vice-Presidência: Prefeita de Surubim, Ana Célia Farias.
Secretarias e Representantes
Secretário-Geral: Tarcísio Ribeiro.
Primeira Secretaria: Adilson Gomes Filho.
Segunda Secretaria: Rodrigo Molina.
Secretaria de Finanças: Maria Isabel Suassuna (primeira secretária) e Douglas Bezerra (segundo secretário).
Secretaria de Comunicação Social e Propaganda: Jornalista Gilberto Prazeres.
Secretaria de Direitos Humanos: Ana Rita Suassuna.
Representantes dos Segmentos Organizados
Secretaria Estadual de Mulheres: Pedagoga Camila Barros.
Secretaria de Juventude: Vinícius Pequeno.
Secretaria do Movimento Sindical: Evaldo Costa.
Secretaria do Movimento Popular: Luciberto Xavier.
Secretaria da Negritude: Mãe Lúcia de Oyá.
Secretaria do Movimento LGBT: Poliny Aguiar.
Secretaria da Pessoa com Deficiência: Paulo Fernando.