O Festival de Cinema de Garanhuns – Territórios Afetivos chega para celebrar o cinema como uma ferramenta poderosa de expressão e transformação cultural. Com o objetivo de promover o audiovisual independente e destacar obras que dialoguem com o tema “Territórios Afetivos”, o festival será realizado de 26 a 29 de junho de 2025, em Garanhuns, Pernambuco.
Com mostras competitivas, debates, atividades formativas, webinários e exposições de arte, o festival propõe uma imersão em reflexões sobre as relações humanas, a cultura e o pertencimento aos lugares que habitamos — física ou emocionalmente. Tudo isso sob uma curadoria cuidadosa e comprometida com a diversidade de olhares e narrativas.
Nesta edição, dois grandes artistas globais são homenageados: Márcio Tadeu e André Teixeira, cuja trajetória artística e compromisso com a cultura brasileira são fonte de inspiração para novas gerações.
Um dos momentos mais aguardados do Festival será a sessão especial de pré-estreia do longa-metragem do diretor e roteirista garanhuense Lucas Marinho. O filme, baseado em fatos reais, traz um poderoso elenco nacional e aborda um tema urgente: a violência contra a mulher. A história acompanha Jaciane, uma jovem grávida que foge de casa e passa a viver nas ruas, vendendo doces com sua filha para sobreviver. Um trisal que comercializa coxinhas pela cidade oferece ajuda — mas o que parecia acolhimento logo se transforma em prisão, exploração e crime. Um drama inquietante, denso e profundamente sensível, que promete emocionar e provocar o público.
O Festival de Cinema de Garanhuns – Territórios Afetivos reafirma o papel do cinema como elo entre comunidades e culturas, criando um espaço de escuta, troca e construção de novas narrativas que ressoam tanto no público local quanto no internacional.
SERVIÇO
Local: Centro de Produção Cultural – CPC / SESC Garanhuns
Rua Cônego Benigno Lira, s/n – Centro – Garanhuns-PE
Mais informações acesse: https://festcingaranhuns.online/
Instagram: Festival de Cinema de Garanhuns