Anuncio 2 ALEPE
Opei

Olimpíada Pernambucana de Informática está com inscrições abertas até o dia 27

Estudantes interessados devem se inscrever até dia 27. Provas acontecem dia 5 de outubro. A prova será aplicada em diferentes modalidades no dia 5 de outubro no Campus Recife da UFPE

25/09/2019 18h08
Por: Jonathas William J.W / Portal Garanhuns Notícias

Estão abertas até dia 27 deste mês as inscrições para a Olimpíada Pernambucana de Informática (Opei), organizada pelo PET-Informática da UFPE, envolvendo instituições do estado com objetivo de estimular jovens estudantes a entrarem na área da informática e desenvolverem a lógica de programação.

Podem participar alunos de instituições públicas e privadas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, do 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Médio, do 1º ou segundo semestre de seu primeiro curso de graduação, ou da 4ª série do Ensino Técnico. A cerimônia de premiação com entrega de medalhas e certificados será realizada no Centro de Informática (CIn) da UFPE com data a ser divulgada.

As provas ocorrem no dia 5 de outubro, na Universidade Federal de Pernambuco. Os exames têm níveis diferentes para se adequar ao que os alunos estudam em matemática, lógica e informática.

A OPEI conta este ano com duas modalidades: a teórica e a prática. Na primeira, será aplicada uma prova teórica sobre problemas matemáticos e lógicos e lógica de programação sem o uso do computador para alunos de nível fundamental e médio. Na segunda, será aplicada uma prova prática sobre problemas de programação com o uso do computador, exigindo conhecimento de linguagens de programação e seus respectivos ambientes, para alunos de nível júnior (fundamental e médio) e nível sênior (superior ou técnico).

INSCRIÇÃO - O processo de inscrições é dividido em três etapas: inscrições de instituições de ensino, inscrições de delegados e inscrições de alunos. Primeiramente, a instituição de ensino deve se inscrever para participar da Opei através de um responsável. Após a inscrição da instituição, deve ser feita a inscrição de uma pessoa responsável pela instituição na Opei, o delegado. Este deverá se inscrever vinculando-se a esta instituição ou instituições de ensino e seus respectivos níveis acadêmicos. Por fim, o estudante se inscreve na Olimpíada informando a instituição de ensino na qual está devidamente matriculado. Esta etapa também poderá ser realizada pelo delegado responsável. Todas as etapas são realizadas através do site.

O estudante só terá sua participação confirmada na Opei quando seu delegado responsável o validar no sistema. A validação só será necessária caso o próprio aluno realize sua inscrição. Mais detalhes sobre toda a competição podem ser encontrados no edital, disponível aqui no site.

Mais informações:

Opei 2019 [email protected]

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Anuncio ao lado de mais lidas
Banner sessão 1 Tyoflan (esportes)
Municípios
GastroMED
Últimas notícias
Crianças
Mais lidas
Anúncio