Terça, 22 de Setembro de 2020 02:12
(87) 9.8130-1122
Política Tempero Político

Coluna desta quinta (09) e as curtas do Tempero Político: Clima quente na política de Garanhuns

A coluna do Blog Tempero Político com as curtas e as algarobas da política é publicada todas as segundas e quintas-feiras ao meio dia, no horário do almoço, com o tempero certo!

09/01/2020 12h00 Atualizada há 8 meses
Por: Jonathas William J.W / Garanhuns Notícias
Coluna desta quinta (09) e as curtas do Tempero Político: Clima quente na política de Garanhuns

2020 reserva fortes emoções na disputa eleitoral em Garanhuns, a cidade deve assistir uma das eleições mais acirradas e concorridas da sua história, de um lado a máquina do Governo Municipal que vai ser usada com toda a sua potência para tentar eleger o vice-prefeito, Haroldo Vicente (PTB). Do outro lado a máquina do Governo Estadual que também estará em potência máxima para tentar eleger o seu candidato, que hoje é o deputado estadual Sivaldo Albino (PSB). Alheios a essa disputa polarizada três potenciais candidatos tentam se viabilizar como vias alternativas a essa polarização; Givaldo Calado (Avante), Luizinho Roldão (PCdoB) e Zaqueu Lins (PRB), dos três, só vai restar um, e esse poderá ser o candidato apoiado pela máquina do Governo Estadual ou o vice do líder das pesquisas, o deputado Sivaldo Albino.

Este ano Garanhuns estará vivenciando a 30º edição do Festival de Inverno, e provavelmente o Governo do Estado investirá pesado na programação do maior Festival Multi Cultural do Brasil, o que poderá refletir positivamente no candidato da Frente Popular em Garanhuns, e melhoram a imagem do governador Paulo Câmara na cidade. (Uma fonte confidenciou ao titular do blog que esse ano a programação será anunciada mais cedo do que nos anos anteriores). Não obstante a isso, o prefeito Izaías Régis também promete uma programação pesada no Viva Dominguinhos, e  antecipar a programação da Magia do Natal anunciando atrações nacionais. 

Chamou de Bandido - Prefeito Izaías Régis chama o ”Fiscal do Povo” de Bandido. A polêmica denúncia levada ao público por Gênio Ventura, na última segunda-feira (06), sobre um suposto crime de estupro contra uma menor de 9 anos dentro de uma escola municipal de Garanhuns, saiu da esfera policial e entrou na esfera política. É que o prefeito Izaías Régis compartilhou com alguns contatos um áudio de um cidadão disposto a testemunhar contra o “Fiscal do Povo” -, segundo ele, Gênio Ventura estaria forjando a história do estupro na escola para se promover. Em uma postagem nas redes sociais o prefeito fez um comentário chamando o “Fiscal do Povo” de Bandido. Essa história ainda vai render, aguardemos as cenas dos próximos capítulos.     

Nos bastidores – Homem de confiança do Deputado Federal Luciano Bivar, o coronel Marcos Campos, é uma das principais lideranças do PSL no interior do estado, ele vem se articulando de maneira discreta e prudente para montar uma chapa competitiva no Agreste Meridional do partido que elegeu Bolsonaro em 2018. Em Garanhuns as conversas avançam entorno da candidatura a prefeito do vereador Zaqueu Lins, que pode deixar o PRB e filiar-se ao PP do deputado Eduardo da Fonte, e abrir a vice para o PSL, caso se confirme a sua candidatura para prefeito.       

Ataque nas redes -  O pré-candidato a prefeito de Garanhuns, Givaldo Calado (Avante), tem sido vítima nos últimos dias de acusações e insinuações nas redes sociais depois que fez comentários sobre a candidatura do vice-prefeito Haroldo Vicente (PTB), escolhido pelo prefeito Izaías Régis (PTB) para concorrer a sua sucessão.

Ataque nas redes ll - “Dois prefeitos? Que maluquice é essa? Em Garanhuns? Cidade dessa grandeza e dessa independência?”. “Haroldo é uma boa pessoa, “Gosto dele, e ele sabe disso”. Mas sei, e ele também, que ele não tem condições de governar Garanhuns. As declarações de Givaldo sobre o perfil político de Haroldo Vicente foi o suficiente para inflamar os simpatizantes e correligionários do vice-prefeito, que imediatamente começaram a atacar o empresário Givaldo Calado nas redes sociais.

Resposta do vice – “Cada um diz o que quer e respeitamos todos! Sei do meu potencial e estou preparado para governar Garanhuns!”.

QUEM COME ALGAROBA É BODE!

A Secretaria de Educação se pronunciou sobre o caso do suposto estupro de uma menor dentro de uma escola municipal. Em nota a Secretaria de Educação informou que tomou conhecimento do caso através das redes sociais no último dia 04, e entrou em contato com os órgãos competentes. O que não dá para entender é, onde estava o Conselho Tutelar nessa história, pois o órgão afirmou ter tomado conhecimento do caso logo após o acontecido, em 30 de setembro de 2019, mas nem a direção da escola e nem a Secretaria de Educação nem o MPPE foram informados, e principalmente a Vara da Infância e da Juventude. A Mãe da vítima disse que procurou o Conselho Tutelar no dia 30 de setembro de 2019, e foi encaminhada a Delegacia de Polícia. Segundo o Conselho Tutelar, foram adotados os procedimentos de praxe.

“Adotamos o procedimento que sempre fazemos. Encaminhamos e acompanhamos a Mãe até a Delegacia da Mulher; pedimos que a Delegacia registrasse a queixa e encaminhasse a Criança para realização do exame sexológico e abrisse o Inquérito de Investigação”, afirmou o conselheiro tutelar, Stoni Costa.

*A coluna do Blog Tempero Político com as curtas e as algarobas da política é publicada todas as segundas e quintas-feiras ao meio dia, no horário do almoço, com o tempero certo!

 

 

 

O Tabuleiro Político por Jonathas William
Sobre O Tabuleiro Político por Jonathas William
O Xadrez da política de Pernambuco no Tabuleiro Político do jornalista Jonathas William
Garanhuns - PE
Atualizado às 02h07 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 28°

18° Sensação
23.7 km/h Vento
95.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Quinta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias