Anuncio 2 VISION
Coronavírus

Sobe para 18 o número de casos confirmados do novo coronavírus em PE

Confira a matéria

17/03/2020 10h02
Por: Central
Fonte: Diário de Pernambuco
Novos dados foram divulgados pelo governo de Pernambuco, sem maiores detalhes, nesta segunda (16). (Foto: Anamaria Nascimento/DP.)
Novos dados foram divulgados pelo governo de Pernambuco, sem maiores detalhes, nesta segunda (16). (Foto: Anamaria Nascimento/DP.)

Disparou de oito para 18 o número de casos confirmados do novo coronavírus em Pernambuco, um aumento de 125% em 24 horas. Além do Recife, há pessoas infectadas em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, e em Belo Jardim, no Agreste. Dos casos confirmados, 15 foram registrados no Recife, dois em Jaboatão e um em Belo Jardim.

A lista inclui, pela primeira vez, uma criança. O menino de 10 anos vive em Jaboatão e tem histórico de viagem pelos Estados Unidos. O primeiro caso no interior é de um homem de 57 de Belo Jardim, que viajou à Itália. 


As informações foram repassadas na noite desta segunda-feira (16), em coletiva de imprensa no Palácio do Campo das Princesas, área central da capital pernambucana. Diante desse cenário, estão suspensas aulas em todas as escolas estaduais e interrompidas as atividades do Complexo Santos Dumont e do Conservatório Pernambucano de Música.

O governo de Pernambuco também está em tratativas com o governo federal para resolver a questão do navio Silver Shadow, parado no Porto do Recife desde a última quinta-feira (12). Vale lembrar que é de lá que veio um dos casos confirmados de Covid-19 no estado - um turista irlandês. “Acredito que amanhã (terça, 17) teremos resolução para essa questão”, afirma o governador Paulo Câmara.
 
Dos dez novos casos contabilizados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), três se configuram como transmissão local - aquela em que a contaminação acontece dentro do estado, mas a origem da infecção é conhecida. A SES ainda não confirma, no entanto, a transmissão comunitária do vírus, que acontece quando o patógeno fica fora de controle e não se sabe de onde o paciente pegou. O caso confirmado em Belo Jardim não teve o sexo nem idade confirmados, mas a pasta informa que se trata de uma pessoa que viajou para o exterior. 
 
O secretário estadual de Saúde, André Longo, reafirma a necessidade de se ter mais atenção com os idosos e portadores de doenças crônicas ou do coração. “Essas pessoas precisam guardar maior isolamento do convívio social. Mesmo quem não tem essa idade ou quadros, todos devem cuidar dessas pessoas. Idosos e pessoas com doenças crônicas devem evitar locais como shoppings, academias, cinemas, museus e eventos em nome da preservação da saúde. E todos os outros devem tomar cuidado adicional por essas pessoas que estão no nosso convívio”, defende.
 
Quanto ao fechamento de escolas estaduais, o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio, pondera que a ideia original era suspender as atividades aos poucos, na medida que fossem aparecendo casos no interior. “Mas com a sequência de aparecimento de casos suspeitos e a confirmação de Belo Jardim, entendemos ser prudente suspender as aulas já na próxima quarta-feira (18). Sabemos que vai ter um impacto social porque esses jovens ficarão em casa, é uma medida que vai atingir as famílias, mas é uma decisão importante a ser tomada”, aponta.
 
O sistema de educação estadual conta com 1.060 escolas e 580 mil estudantes, espalhados nos municípios pernambucanos. Ainda, o Complexo Santos Dumont, em Boa Viagem, e o Conservatório Pernambucano de Música, em Santo Amaro, ficarão fora de operação por tempo indeterminado - os equipamentos são vinculados à Secretaria de Educação e Esportes.

Testes

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendar nesta segunda-feira que os países apliquem testes em massa para descobrir quem está infectado e isolar esses pacientes para "achatar a curva" da disseminação da doença Covid-19, o secretário estadual de Saúde disse que esse tipo de ação não está prevista no estado. "Neste momento, estamos testando todos os casos suspeitos, mesmo com sintomas leves. Quando estivermos em outra fase, com transmissão comunitária, só serão testados os casos com necessidade de internação, como recomenda o Ministério da Saúde e como já tem sido feito em São Paulo e no Rio de Janeiro", disse. Desde a última sexta-feira (13), os testes para o novo coronavírus estão sendo feitos em Pernambuco. O estado recebeu 240 kits para realizar as testagens.

Transporte público
 
O Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT) irá reforçar as ações de higienização de terminais e pontos de ônibus - especialmente em portas, corrimões e outros pontos de contato. Ainda, será cancelado temporariamente o cadastramento do cartão VEM Idoso, para que esse público não se desloque nesse período de pandemia. “Ações em terminais e paradas também serão realizadas”, explica o secretário de Desenvolvimento e Habitação, Marcelo Bruto (responsável pelo GRCT).
 
Números

Ao todo, Pernambuco contabiliza 183 notificações do novo coronavírus. Desses, 81 foram descartados, outros 81 estão sob investigação, 3 são classificados como “prováveis” e 18 são, de fato, infecções do Covid-19.
Garanhuns - PE
Atualizado às 16h47
29°
Poucas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 20°
31°

Sensação

18.2 km/h

Vento

58.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anuncio ao lado de mais lidas catedral
Banner sessão 1 Tyoflan (esportes)
Municípios
GastroMED
Últimas notícias
Crianças
Mais lidas
Anúncio