Sexta, 04 de Dezembro de 2020 21:07
(87) 9.8130-1122
Política ELEIÇÕES 2020

Justiça Eleitoral determina retirada de informações caluniosas e falsas da internet promovida por Kleber Cisneiros

Confira na matéria

30/10/2020 22h54 Atualizada há 1 mês
Por: Jonathas William J.W / Garanhuns Notícias
Justiça Eleitoral determina retirada de informações caluniosas e falsas da internet promovida por Kleber Cisneiros

O Juiz Eleitoral de Garanhuns, Dr. Márcio Bastos Sá Barretto, determinou a retirada do ar de uma live (vídeo transmitido ao vivo) realizada pelo “blogueiro” Geraldo Kleber Cisneiros, com a participação do candidato a vereador Major Lucena (PT), contendo acusações sem fundamentações – alegações de conduta criminosa, palavras de cunho ofensivo a moral e a dignidade, desinformação e  promoção de Fake News (notícias falsas), contra dois candidatos a vereador da coligação do candidato a prefeito Zaqueu Lins (PP).

Entenda o caso – Na noite da última terça-feira (27), o “blogueiro” Geraldo Kleber Cisneiros, ex-funcionário comissionado da Prefeitura de Garanhuns, na gestão do atual prefeito, Izaías Régis (PTB), juntamente com o candidato a vereador pelo PT, Major Lucena, realizaram uma live (transmissão ao vivo) em sua página do Facebook contendo acusações sem fundamentações, ofensas e calúnias contra os candidatos a vereadores, Marcos César Lins (PP) e José Salvador da Silva (PP), ambos aliados do candidato a prefeito Zaqueu Lins (PP).

Em dado momento da live (vídeo transmitido ao vivo) o imputado, Kleber Cisneiros, usou de palavras ofensivas contra a pessoa de José Salvador da Silva, o chamando de “falso e escroto”, e afirmou falsamente que o candidato teria esquemas na Câmara Municipal de Vereadores de Garanhuns, e atribuiu ao mesmo, conduta criminosa, fato que o imputado não provou. As acusações feitas pelo o imputado se mostraram inverídicas e a Justiça Eleitoral classificou como Fake News.

Em relação ao candidato Marcos Lins o imputado promoveu uma desinformação em relação a sua candidatura a vereador.

Decisão judicial - Após analisar os fatos o juiz eleitoral determinou que o imputado, responsável pela live (vídeo transmitido ao vivo), faça a edição dos trechos onde são citados os candidatos e, caso o vídeo não possa ser editado, que o vídeo da live seja retirado do ar em sua integralidade.

“Com relação ao candidato a vereador Marcos Cesar Lins afirmar que não é candidato, caracteriza a DESINFORMAÇÃO. Em que pese o fato de que o referido candidato teve seu registro de candidatura indeferido em 1º Grau, foi interposto recurso que aguarda julgamento pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco”.

“Com relação ao candidato a vereador José Salvador da Silva, foram feitas ofensas pessoais: ‘Salvador é o cara mais mentiroso que eu conheço’, além de atribuir ao mesmo conduta criminosa não comprovada: ‘dois contratos que totalizam quinze mil reais no nome dele, numa empresa dele, esquema dentro da Câmara, Salvador com esquema dentro da Câmara’, caracterizando Fake News (notícias falsas).”

Decisão judicial ll – Em outra ação imputada contra o “blogueiro” Geraldo Kleber Cisneiros, o juiz eleitoral também determinou a remoção no prazo de 24 horas de uma live (vídeo transmitido ao vivo) promovida na última segunda-feira (26) com ofensas graves contra o candidato a vereador Salvado da Silva. Na live o imputado chama o candidato do PP de charlatão, mentiroso e escroto, numa clara ação de difamação contra a sua pessoa.   

“O de expressões como charlatão, mentiroso e escroto, não se enquadram como forma de crítica ao candidato, caracterizam, na visão deste Magistrado, nada mais do que ofensa pessoal, inadmissível em qualquer situação, mas agravada pelo período eleitoral, o qual estamos vivenciando, destacou o magistrado.

O juiz estipulou nas duas ações a multa de R$3.000,00 por dia caso a decisão não seja atendida.

O Tabuleiro Político por Jonathas William
Sobre O Tabuleiro Político por Jonathas William
O Xadrez da política de Pernambuco no Tabuleiro Político do jornalista Jonathas William
Garanhuns - PE
Atualizado às 21h06 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 30°

22° Sensação
25.4 km/h Vento
68.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Domingo (06/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias