Sexta, 22 de Janeiro de 2021 07:27
(87) 9.8130-1122
Cultura Novo secretário

UM NOVO OLHAR PARA A CULTURA: Depois de 12 anos Garanhuns volta a ter um secretário à altura da sua Cultura e da importância do seu Turismo

Confira na matéria

29/12/2020 21h03 Atualizada há 3 semanas
Por: Jonathas William J.W / Garanhuns Notícias
UM NOVO OLHAR PARA A CULTURA: Depois de 12 anos Garanhuns volta a ter um secretário à altura da sua Cultura e da importância do seu Turismo

A partir de 1º de janeiro Garanhuns terá um novo olhar para a Cultura e para o Turismo. Depois de mais de uma década a cidade do maior e mais completo festival multicultural da América Latina volta a ter um secretário à altura de sua Cultura e da expansão do seu Turismo. 

O novo secretário da Cultura e Turismo de Garanhuns anunciado na manhã desta segunda-feira (28), pelo prefeito eleito Sivaldo Albino (PSB), foi o primeiro secretário da cultura de Garanhuns, em 11 de janeiro de 2008, o empresário e acadêmico Givaldo Calado de Freitas assumia a pasta da cultura recém-criada pelo governo municipal.

Na época, a gestão municipal dava um passo importante e histórico na valorização das atividades culturais em suas mais diversas linguagens com a criação da Secretaria da Cultura. Em 11 meses como secretário da cultura Givaldo Calado conseguiu com muita competência e ousadia abrir novos horizontes para os produtores culturais de Garanhuns, fazendo da pasta da cultura uma casa de apoio e incentivo aos produtores culturais.

Agora, o novo secretário da cultura de Garanhuns terá um desafio maior, reconstruir uma plataforma de gestão que valorize e der oportunidades e condições aos produtores culturais de Garanhuns.

Outro desafio importante que Givaldo terá pela frente além da valorização da nossa cultura, e a venda do produto cultural que a cidade dos festivais produz em suas diversas linguagens.

O prefeito eleito Sivaldo Albino não poderia ter feito escolha melhor para conduzir duas pastas tão relevantes e importantes do ponto de vista econômico e social. Givaldo vai gerir a pasta da Cultura e do Turismo em um período de pandemia, onde artistas e produtores culturais tiveram grandes perdas.          

Boa sorte ao novo e experiente secretario da Cultura e do Turismo de Garanhuns!

Sobre Givaldo Calado de Freitas      

        

Givaldo Calado de Freitas nasceu na vizinha cidade de Correntes, tendo chegado a Garanhuns, com os seus pais, inda nos braços de sua mãe. Foi batizado na Igreja de São Sebastião, na Boa Vista, bairro em que morou com sua família por alguns anos.

Aprendeu as primeiras letras na Escola da Dona Dulcina Galvão, que funcionava na Avenida Santo Antônio, onde, hoje, é o “Shopping Center Brasil”. Depois, foi estudar na Escola de Dona Geraldina Miranda, na Rua José Mariano, antiga Rua do Recife. Em seguida, no Colégio Diocesano de Garanhuns, até o então 2º Ano Clássico, em 1965, ano do cinquentenário do Colégio. O 3º Ano Clássico fez na cidade de Recife, juntamente com o Curso Torres, de preparação ao vestibular de Direito. Ano seguinte, estava na antiga e tradicional Faculdade de Direito do Recife. 

Ele começou sua vida muito cedo. Estudando, à noite, para poder trabalhar no comércio, de dia. Aqui, e em Recife.

Foi auditor fiscal; advogado do Banco Nacional da Habitação e da Caixa Econômica Federal.

Hoje, Givaldo centra suas atividades nas indústrias da construção civil e hotelaria.

Membro efetivo da União Brasileira de Escritores - UBE, é, como tal, seu vice-presidente; Membro efetivo da Academia de Letras de Garanhuns e da Academia Internacional de Literatura, Givaldo é cronista e memorialista, e como tal é referido pelo escritor e jornalista Roberto Almeida como “Um patrimônio desta cidade singular do interior do Nordeste. E um homem que poderia morar no Recife, em São Paulo ou no exterior - Austin, São Francisco ou Lisboa, aonde moram seus filhos e netos.

Mas que prefere a tranquilidade da ‘Cidade de Simôa’. De clima ameno; de trânsito ainda suportável, e da convivência com os amigos”.

O também escritor e mestre em línguas Wagner Marques, assim define Givaldo: “O empresário, acadêmico e ex-vereador, Givaldo Calado de Freitas pinça suas publicações da web e segue à risca o que há de mais pulsante na via que deu notoriedade a grandes cronistas brasileiros, tais como: Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, João do Rio, Nelson Rodrigues ou Luís Fernando Veríssimo. Só para citar alguns. Igualmente a estes, Givaldo lança seu olhar nas coisas/ fatos/ vivências/ pessoas/ família/ cidade e, através de sua escrita, faz-nos refletir sobre temas múltiplos, advindos de seu cotidiano, de sua família e amigos. Entusiasta de Fernando Pessoa, Givaldo sempre repete a sentença pessoana: “põe quanto és no mínimo que fazes.”

Garanhuns - PE
Atualizado às 07h20 - Fonte: Climatempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 28°

21° Sensação
22.8 km/h Vento
69.4% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (23/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol e Chuva
Domingo (24/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol e Chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias