Sábado, 08 de Maio de 2021 23:36
(87) 9.8130-1122
Dicas Alinhamento

Com alinhamento e balanceamento em dia, o motorista garante segurança ao dirigir

A falta desses cuidados acarreta em prejuízos financeiros e riscos para o condutor e demais passageiros.

23/04/2021 10h08
Por: O Trocão Auto Center Fonte: Trocão Auto Center
Fotos: Gabrielle Sady
Fotos: Gabrielle Sady

Algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre alinhamento e balanceamento e não percebem a importância deste serviço. Ainda é comum no mercado a dúvida relativa à melhor forma de realiza-los para aumentar a vida útil de um pneu e dos componentes da suspensão.

Enquanto o alinhamento serve para ajustar a posição das rodas na suspensão, que acontece naturalmente quando a roda se “curva” para dentro ou para fora, dificultando a direção, havendo um desgaste nos pneus dianteiros ou traseiros, pois há uma mudança na condução do veículo. O balanceamento equilibra a estática e a dinâmica do conjunto pneu/roda. A diferença entre ele e o alinhamento é que o balanceamento posiciona contrapesos de chumbo na roda, de modo que ela fique equilibrada no todo.

O balanceamento geralmente vem acompanhado do alinhamento. Não se balanceia "pneus", mas sim o conjunto pneu e roda. Existem duas maneiras de balancear, o estático e o dinâmico. O balanceamento "estático" pode ser feito com o conjunto imóvel. Já o “dinâmico” requer que o mesmo esteja em rotação e ajuda a corrigir problemas que o estático não consegue. Estes sistemas medem as forças geradas pelo conjunto em rotação. Quando o equilíbrio dinâmico é conseguido, o estático é automático e não tem necessidade de realizá-lo em separado.

A recomendação é que o alinhamento e o balanceamento sejam feitos a cada dez mil quilômetros, mesmo que o condutor não sinta nenhum comportamento anormal no automóvel. Em contrapartida, deve-se verificar sempre que houver troca de pneus/rodas, vibração do volante ou veículo, for efetuado o rodízio de pneus, um pneu ou câmara de ar foi consertado devido a furo ou corte, houve choque forte contra obstáculo na pista ou em buraco causando empenamento do aro, perda de contrapeso de balanceamento do aro e/ou o pneu gastou excessivamente em pontos isolados.

Por isso a importância de realizar estes serviços, pois o pneu é um importante item de segurança. Se o problema não for solucionado em tempo, corre-se o risco de reduzir sua vida útil, acarretando em prejuízos financeiros e riscos para o condutor e demais passageiros. 

Confira abaixo como ficam os pneus, caso o serviço não seja realizado:

Dicas do Ligeirinho
Sobre Dicas do Ligeirinho
Agora cuidar do seu carro será mais fácil do que você imagina! Vamos te trazer dicas e muitas novidades! Fiquem ligados :)
Sobre o município
Notícias de Garanhuns - PE
Garanhuns - PE
Atualizado às 23h21 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 27°

20° Sensação
13.8 km/h Vento
97.5% Umidade do ar
60% (3mm) Chance de chuva
Amanhã (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 27°

Sol e Chuva
Segunda (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias