Entende-se como viscosidade do óleo de motor a capacidade de fluidez do produto quando submetido à alta temperatura. Por essa razão, os óleos mais grossos são os mais viscosos enquanto os mais fluidos são os menos.
Nesta medida, o condutor deve saber que apesar dos óleos mais grossos serem eficientes para formar uma película, eles exigem mais força do motor para passar entre as peças. Já os mais fluídos, por outro lado, possuem fluxo facilitado.
A partir do momento em que a circulação do óleo entre as peças é feita sem exigir muito do motor, a lubrificação completa ocorre em menos tempo. Este fator contribui para que as peças do interior do automóvel mantenham nível de desgaste igual. Em outras palavras, nenhum equipamento fica comprometido em detrimento da lubrificação excessiva de outro.
A viscosidade do óleo de motor é uma característica que pode variar entre os modelos automotivos. Para garantir que sua compra seja a mais eficaz para o seu veículo, confira anteriormente as orientações do Manual do Proprietário. Nele, você poderá encontrar o tipo que garante o melhor rendimento no seu veículo e, consequentemente, representa o melhor custo-benefício.
A importância da viscosidade do óleo de motor correta é impedir que uma força além da necessária seja exigida do equipamento. Assim, existe a garantia do bom desempenho do veículo, além de contribuir para o aumento da vida útil das peças que fazem parte dos sistemas internos.
Aqui no Trocão Auto Center temos mecânicos especialistas em Troca de Óleo e filtros. Agende um atendimento : (87)9 9930-5454 ou (87)9 9930-5489