Domingo, 17 de Maio de 2026
15°C 26°C
Garanhuns, PE
Publicidade

Policiais civis recebem medalhas de mérito e bravura durante solenidade em homenagem ao Dia da Polícia Civil

Durante a solenidade, o Governador Wanderlei Barbosa assinou decreto que destina terreno de mais 120 mil metros quadrados para a construção da Cidade da Polícia

Central
Por: Central Fonte: Secom Tocantins
20/04/2023 às 22h30
Policiais civis recebem medalhas de mérito e bravura durante solenidade em homenagem ao Dia da Polícia Civil
As filhas do escrivão de polícia José Bonfim Nazareno Ribeiro, conhecido como Zequinha, vitimado em serviço no ano de 2014, Thábita Dias Nazareno e Ruth Dias Nazareno, receberam a medalha em homenagem ao pai - Foto: Luiz de Castro/Governo do Tocantins

Para celebrar o Dia da Polícia Civil, a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) homenageou, com medalhas condecorativas de bravura e mérito policial, 36 policiais civis que contribuíram para a construção e fortalecimento da instituição. A condecoração ocorreu nesta quinta-feira, 20, no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins, em Palmas, e contou com a presença de autoridades legislativas, executivas e autarquias.

A Medalha de Bravura, que leva o nome do escrivão de polícia José Bonfim Nazareno Ribeiro, conhecido como Zequinha, vitimado em serviço no ano de 2014, foi entregue a seis policiais civis, sendo uma para as filhas do homenageado, Thábita Dias Nazareno e Ruth Dias Nazareno. “Ao saber que a polícia havia se reunido para homenagear o meu pai, foi de uma emoção que não coube no meu coração. Ele se foi, mas saber que ele vai ser sempre lembrado é uma honra”, disse Thábita emocionada.

Já a Medalha de Mérito Policial Civil Eusébio de Queirós, que tem a finalidade de reconhecer servidores do próprio quadro pelos relevantes e excepcionais serviços prestados à Polícia Civil do estado do Tocantins, foi entregue a 30 policiais civis, entre eles a agente de Polícia Civil, Patrícia Monteiro Machado. “É um orgulho fazer parte da nossa gloriosa Polícia Civil. Hoje me sinto lisonjeada por receber uma homenagem ainda em vida. Isso é muito gratificante”, afirmou.

O delegado-geral Claudemir Luiz Ferreira destacou que a dedicação da instituição como um todo, faz o trabalho no dia a dia ser mais fácil. “Dirigir a Polícia Civil é uma honra, uma satisfação e é relativamente fácil porque vocês são muito bons. Nesse dia tão especial fica a gratidão pelo empenho. A Polícia Civil funciona porque vocês se dedicam diuturnamente”, frisou Claudemir.

O secretário da Segurança Pública, Wlademir Costa, aproveitou a oportunidade para agradecer ao governador Wanderlei Barbosa por restabelecer a independência da Polícia Civil no Tocantins. “O Governador trouxe de volta o orgulho de ser policial civil. Ele nunca interferiu no nosso trabalho. Hoje é um dia marcante para todos nós. Hoje podemos dizer que a Polícia Civil é uma instituição forte, eficiente, respeitada e que respeita o cidadão”, destacou.

O governador Wanderlei Barbosa parabenizou a família do escrivão Zequinha. “Parabenizo vocês pela história que o pai de vocês deixou. Ele será sempre lembrado no reconhecimento dos nossos policiais”, disse o governador. Quanto ao trabalho da Polícia Civil, Wanderlei foi enfático ao dizer que a polícia precisa de autonomia para investigar de forma livre. “Quero que a nossa PC seja comprometida com a investigação e que tenha autonomia. No nosso governo a Polícia Civil trabalha para o Estado e para nossa população. Me coloco sempre a disposição para ouvi-los. O governo não pode e não vai atrapalhar o trabalho da nossa polícia”, destacou.

Durante a solenidade, o governador Wanderlei Barbosa ainda assinou o decreto que destina uma área de mais de 120 mil metros quadrados para a construção do Complexo Cidade da Polícia, localizado na região sul da capital Palmas.

Homenagens

A Superintendente de Segurança Integrada da Secretaria da Segurança Pública, Maria de Fátima Holanda, recebeu homenagem pelos serviços prestados para o fortalecimento da carreira policial. Também foi a primeira mulher a exercer o cargo de Delegada-Geral de Polícia do Tocantins.

Na ocasião, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, também foi homenageado ao receber uma placa em agradecimento pelo empenho e dedicação no fortalecimento da Polícia Civil no estado.

Homenageados Medalha de Bravura José Bonfim Nazareno Ribeiro

Dalto José Bittencourt - Agente de Polícia

Erivando Coelho Freire - Escrivão de Polícia

Fernando Ubaldo Monteiro Barbosa - Delegado de Polícia

Ricardo Moreira de Toledo Salles - Delegado de Polícia

Silney Araújo de Medeiros - agente de Polícia

Homenageados Medalha de Mérito Policial Civil Eusébio de Queirós

Adriano de Aguiar Carvalho - Delegado de Polícia

Alessandro de Moraes Paes Landim - Agente de Polícia

Antonio Onofre Oliveira da Silva Filho - Delegado de Polícia

Carlos Henrique Moreira Pinto - Perito Oficial

Cínthia Miura Nakayama - Delegada de Polícia

Deusiano Pereira de Amorim - Delegado de Polícia Civil e atual Secretário da Cidadania e Justiça

Elaine da Silva Monteiro Tonon - Papiloscopista e Diretora do Instituto de Identificação

Evangival Soares Leal - Agente de Polícia

Fabiana Silva Morais - Agente de Necrotomia

Fernando Ubaldo Monteiro Barbosa - Delegado de Polícia

Giuliano Almeida Corrêa - Perito Oficial

Guilherme Coutinho Torres - Delegado de Polícia

Joacy Marques da Silva - Agente de Polícia

João Carlos Santiago Nery - Papiloscopista

João Sergio Vasconcellos Kenupp - Delegado de Polícia

Leonardo Nepomuceno Lima - Perito Oficial

Márcia Araújo Lélis - Escrivã de Polícia

Murillo Faro Cifuentes - Perito Oficial

Nascimento Antônio da Silva - Agente de Polícia

Neurivan Carneiro Lima - Escrivão de Polícia

Patrícia Monteiro Machado - Agente de Polícia

Railton Costa de Oliveira - Agente de Polícia

Raimundo Cláudio de Paula Batista - Delegado de Polícia

Raquel Pinto Migon - Agente de Necrotomia

Rodrigo Nassar da Silva - Escrivão de Polícia

Rozineire Silva de Oliveira - Agente de Polícia

Rubens Juliate de Cantuária - Agente de Polícia

Tiago Daniel de Moraes - Delegado de Polícia

Vanusa Regina de Carvalho Nunes - Delegada de Polícia

Wanderson Teixeira dos Santos - Escrivão de Polícia

Dia da Polícia Civil

A data de 21 de abril está marcada no calendário nacional, em alusão a morte de Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, que foi declarado patrono cívico da nação brasileira, nos termos da Lei nº 4.897/1965.

Nascido em 12 de novembro de 1746, em Minas Gerais, na cidade de Pombal/MG, hoje conhecida como cidade de Tiradentes/MG, o patrono nacional teve em sua trajetória de vida a luta nos movimentos revolucionários libertários do século 18 que ocorriam no Brasil-Colônia, em destaque, a Inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira, que contestava o poder que a coroa portuguesa exercia sobre o Brasil-Colônia.

A luta de Tiradentes é reconhecida pelo decreto-lei nº 9.208, de 29 de abril de 1946, que institui o dia 21 de abril como o Dia das Polícias Civis e Militares, visando constituir um paradigma para os que hoje exercem funções de defesa da segurança pública, às quais incumbe a manutenção da ordem e resguardo das instituições.

Policiais civis recebem medalhas de mérito e bravura durante solenidade em homenagem ao Dia da Polícia Civil
Ao todo, 36 policiais civis receberam medalhas condecorativas - Luiz de Castro/Governo do Tocantins
Policiais civis recebem medalhas de mérito e bravura durante solenidade em homenagem ao Dia da Polícia Civil
Governador Wanderlei Barbosa assinou decreto que destina terreno de mais 120 mil metros quadrados para a construção da Cidade da Polícia - Luiz de Castro/Governo do Tocantins
Policiais civis recebem medalhas de mérito e bravura durante solenidade em homenagem ao Dia da Polícia Civil
Medalhas de Bravura José Bonfim Nazareno Ribeiro e Medalhas de Mérito Policial Civil Eusébio de Queirós - Luiz de Castro/Governo do Tocantins
Lenium - Criar site de notícias