Foi aberto na noite desta quinta-feira (16) no Garanhuns Palace Hotel o I Seminário Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentável do Agreste Meridional, com o tema “Uma Agenda para 2050”.
Presidindo a mesa e abrindo os trabalhos do Seminário, o advogado e Secretário Municipal de Planejamento e Orçamento de Garanhuns, Alexandre Marinho, abordou a proposta temática, “Gestão do Desenvolvimento”, enfatizando a importância de discutir de maneira organizada com as Instituições Públicas, Sociedade Civil Organizada e setor empresarial o planejamento estratégico para o Desenvolvimento Sustentável do Agreste Meridional. Marinho também citou o desenvolvimento de outras regiões do estado de Pernambuco que se desenvolvem a partir da elaboração do planejamento estratégico de médio e longo prazo visando suas potencialidades, a exemplo do Polo Têxtil de Pernambuco, na região do Agreste Central, que compreende as cidades de Caruaru, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e demais cidades circunvizinhas que são impactatas direta e indiretamente por essa atividade econômica de destaque nacional.
Alexandre Marinho também é pós-graduado em Gestão de ONGs pela Universidade de Brasília – UnB, e especialista em Gestão do Desenvolvimento Local pela Organização Internacional do Trabalho.
Poder Transformador do Empreendedorismo
O primeiro palestrante da noite foi o empresário João Paulo Zica Fialho, idealizador da empresa Raja Ventures que atua no mercado com Venture Capital, e investe em Startups para o desenvolvimento tecnológico estratégico. Ele abordou o tema: Poder Transformador do Empreendedorismo, discorrendo sobre o tema ele compartilhou com os participantes as experiências e ações desenvolvidas em sua plataforma de Startups na elaboração de soluções tecnológicas e inovadoras, e destacou que investir em inovação é o caminho para a transformação, não só do mercado corporativo, mas também da sociedade como um todo.
As Startups são empresas de base tecnológica, com um modelo de negócios repetível e conceito inovador, focadas em criar modelos de negócio escalável, oferecendo soluções, atuam em diferentes áreas e mercados, e utilizam a tecnologia como a base para as suas operações. A Raja Ventures faz parte dos 8 principais fundos de investimento do Brasil.
Importância das Agências de Desenvolvimento Regional e seus resultados
Dando sequência as palestras, o segundo orador da noite foi o Relações Públicas aposentado do Banco do Brasil, Edmilson Duarte, que é coordenador do Projeto Desenvolve PE em parceria com a Amupe e o Sebrae, ele expôs os 12 eixos e as 28 ações do Projeto Desenvolve PE, que tem como objetivo desenvolver parcerias com os municípios do estado de Pernambuco dando assistência técnica na elaboração de projetos para o desenvolvimento dos municípios, captação de recursos públicos, desburocratização, modernização, consórcios públicos, boas práticas em gestão entre outras ações previstas nos 12 eixos do Projeto.
Duarte também explicou como funciona a Rede de Agências de Desenvolvimento e a importância de sua implementação nos municípios com baixo desenvolvimento econômico.
Políticas de Desenvolvimento Regional para o Agreste de Pernambuco
O terceiro palestrante da noite foi o economista Pedro Neves, que é Diretor de Fomento, Inovação e Arranjos Produtivos da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – ADEPE, ele falou sobre as parcerias desenvolvidas pela ADEPE para o desenvolvimento econômico regional, destacando a importância das parcerias da Agência com os micro e pequenos empreendedores regionais para o fomento de suas atividades econômicas, e as Políticas Públicas de Desenvolvimento Regional do atual Governo de Pernambuco para a Região do Agreste do estado.
Neves também enfatizou a importância da Bacia Leiteira de Pernambuco na economia regional e os desafios do Governo do Estado para desenvolver e modernizar essa importante atividade econômica.
Importância das Agências de Desenvolvimento Regional para os Territórios de Baixo Dinamismo Econômico
Encerrando o primeiro ciclo de palestras do primeiro dia de Seminário, o economista Ecio Costa que é formado pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, com mestrado, Ph.D e pós-doutorado em economia pela University of Georgia, destacou a importância do desenvolvimento sustentável e a relevância de uma agência regional como a Agência de Desenvolvimento Sustentável da Região do Agreste de Pernambuco - diante dos desafios da economia regional e necessidade de desenvolvimento estratégico sustentável e suas especificações.
O doutor em economia que é professor titular de economia da UFPE, também destacou a nova realidade da economia nacional e regional ante a Reforma Tributária, enfatizando a necessidade dos municípios de se modernizarem e se adaptarem aos novos desafios com planejamento estratégico de médio e longo prazo.
Ao final de sua palestra ele sintetizou os aspecto mais importantes da trajetória econômica nacional e local no cenário atual, destacando a política cambial, taxa de juros Selic, sua trajetória de queda e perspectivas futuras, assim como as projeções de crescimento do PIB e a queda da inflação nos últimos meses e perspectivas futuras.
Sobre a economia de Pernambuco ele apresentou um gráfico onde foi possível observar o desempenho do estado frente aos demais estados da federação, o setor de serviços representa 75% do PIB do estado, e o PIB per capita de Pernambuco ocupa a 20° posição do Brasil entre os 27 entes federativos.
O I Seminário Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentável do Agreste segue até este sábado, 18, com palestras que abordarão vários temas relacionados ao desenvolvimento regional.
Inscrições e participação são gratuitas e com direito a certificado. Para participar basta acessar o Instagram do Seminário onde se encontra o QR Code do evento ou acessar https://sympla.com.br
Se preferir pode ir ao local onde está acontecendo o Seminário e fazer sua inscrição. O evento está acontecendo no Garanhuns Palace Hotel.
Fotos: Hilton Marques e Kátia Marinho
Mín. ° Máx. °