Na manhã desta quinta-feira (20), agentes da Polícia Federal estiveram na Secretaria Municipal de Finanças de Garanhuns em busca de documentos referentes a um contrato envolvendo a Secretaria de Educação do Município e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios - ABDESM.
O prefeito de Garanhuns Sivaldo Albino, do PSB, informou a nossa redação que “os agentes buscavam documentos da Secretaria de Educação sobre um contrato firmado junto a ABDESM”.
Ainda de acordo com as informações repassadas pelo prefeito Sivaldo Albino, “todas as informações e documentos solicitados pelos Agentes da PF, constam no Portal da Transparência e haviam sido encaminhadas anteriormente ao Ministério Público Federal para os devidos esclarecimentos ”.
A Prefeitura de Garanhuns deverá se pronunciar oficialmente a qualquer momento.
BUSCA E NÃO OPERAÇÃO
Ao contrário do que foi noticiado por alguns blogs da cidade a ação dos agentes da Polícia Federal em Garanhuns na manhã desta quinta-feira não se tratou de uma Operação ou mesmo Diligência policial, mas sim uma busca por documentos em contrato firmado pela Secretaria de Educação do Município com a ABDESM, e que foram utilizados recursos federais na ordem de um milhão e seiscentos mil reais para pagamento de servidores terceirizados. O contrato está sob investigação do Ministério Público Federal. Os quatro agentes da PF estavam em um carro à paisana.
OPOSIÇÃO
Oposicionista ao prefeito Sivaldo Albino aproveitaram a notícia da presença da Polícia Federal em Garanhuns para levantar suposições a respeito da ação dos agentes na cidade. Nas redes sociais alguns comemoram como uma vitória contra Sivaldo que lidera todas as pesquisas de opinião na corrida eleitoral.
Sobre a ABDESM
É uma Agência Brasileira de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios, uma associação civil, sem fins lucrativos, regida pelo direito privado, que no desenvolvimento de suas atividades, observa os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência e não faz qualquer discriminação de raça, cor, gênero ou religião.