Faleceu na tarde deste sábado, 31 de agosto, aos 74 anos, no Recife, capital do estado, o empresário, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Garanhuns, Mário Faustino de Albuquerque.
De acordo com informações o ex-vereador estava internado desde o início do mês de julho em um hospital do Recife, onde fazia tratamento, indo a óbito devido a complicações no seu quadro de saúde.
“Boca Quente” e sua trajetória política
Conhecido nas rodas políticas de Garanhuns e entre os cronista políticos da cidade como “Mário Boca Quente” pela firmeza com que defendia suas teses Faustino foi eleito vereador em duas ocasiões, em 1988 pelo extinto Partido Municipalista Brasileiro – PMB, e em 1996 pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB.
No exercício do seu mandato ele também presidiu a Casa Raimundo de Moraes, no período do biênio de 1994 a 1996, onde se destacou por sua bravura em defesa de suas causas, e firmeza de suas teses e convicções, daí recebeu a alcunha dos seus pares de “Mário Boca Quente”. Depois de sua última eleição em 1996 Mário Faustino ainda disputou mais três pleitos eleitorais, em 2000, 2004 e 2008 ficando na suplência nesses últimos pleitos.
O idealista
Mário Faustino nunca se afastou da política, mesmo sem exercer mandato eletivo ele participava ativamente da vida política de Garanhuns, ora expondo seus ideais ora sugerindo inúmeras ideias para o desenvolvimento da cidade, e em muitas dessas ideias ele encampava uma verdadeira batalha para que se tornassem viáveis indo em busca de apoios junto aos órgãos públicos, a exemplo da ExpoAgro Agreste, evento que ele idealizou e se tornou realidade em maio desde ano.
Sonho realizado
Faustino conseguiu mobilizar vários setores da sociedade entre empresários, agropecuaristas e empreendedores de diversas áreas para apoiar e viabilizar o projeto da ExpoAgro, e, sob a coordenação do médico veterinário, agropecuarista e ex-deputado federal Carlos Batata, a ExpoAgro Agreste resgatou a vocação para o agronegócio de Garanhuns e da região do Agreste Meridional, se tornando ainda em sua primeira edição a maior Feira Agropecuária da região e uma das maiores do estado de Pernambuco.
Mário Faustino foi um verdadeiro idealista e visionário do desenvolvimento de Garanhuns e do Agreste Meridional. Seu legado fica como exemplo para as futuras gerações.
NOTA DE PESAR l
O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, divulgou nota lamentando o falecimento do ex-vereador Mário Faustino e enaltecendo sua luta em defesa do desenvolvimento de Garanhuns. Confira:
O falecimento do ex-Presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns Mário Faustino entristece o município, e deixa um vazio na luta cotidiana por uma cidade sempre melhor, com mais oportunidades e investimentos. Somos todos testemunhas do quanto era comprometido com Garanhuns, fazendo de sua atuação uma constante em busca de dias melhores para nossa gente.
Certos da missão cumprida, expressamos nossa solidariedade aos familiares e amigos.
Garanhuns, 31 de agosto de 2024
Sivaldo Albino
Prefeito de Garanhuns
NOTA DE PESAR ll
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Garanhuns o vereador Luizinho Roldão, também lamentou a morte do ex-presidente da Câmara Municipal, Mário Faustino, segundo Roldão, “Mário Faustino foi um exemplo de homem público e de vereador, um dos mais atuantes destacado que passou pela Casa Raimundo de Moraes”.
NOTA PESAR lll
“A Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional - CODEAM através do seu presidente, Expedito Nogueira, manifesta pesar pelo falecimento do ex-presidente da Câmara Municipal de Garanhuns, Mário Faustino.
‘Reconhecemos sua trajetória e o papel que desempenhou na vida pública. Neste momento de luto oferecemos nossas condolências a sua família e amigos, desejando que encontrem conforto e força neste período difícil’.”
NOTA DO EDITORIAL
Nós que fazermos o Portal Garanhuns Notícias e a Coluna Tabuleiro Político lamentamos profundamente o falecimento do amigo Mário Faustino, que foi um apoiador e incentivador do nosso trabalho, em particular o nosso diretor o jornalista Jonathas William que desfrutava de sua fraterna amizade. Aqui também nos solidarizamos com toda a sua família, desejando que o bom Deus conforte e console o coração de todos.
INFORMAÇÃO:
O velório está sendo realizado na Câmara Municipal de Garanhuns e o sepultamento acontecerá as 16 horas deste domingo (1°) no cemitério São Miguel.
Mín. ° Máx. °