A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta quinta (19) e sexta-feira (20) o Festival Estudantil de Artes. O evento foi a culminância do FazArt, projeto realizado nas escolas municipais, envolvendo 1.460 estudantes.
O palco foi montado no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga) para apresentação das escolas.
“Este projeto de arte-educação dá acesso, como bem de direito, aos estudantes da Rede Municipal de Ensino às linguagens artísticas, cumprindo o que diz a legislação. A ideia do Festival é reunir estes estudantes para trazer demonstrações dos processos artísticos que foram desenvolvidos”, explicou Josimar Araújo, coordenador do projeto FazArt.
Ao longo deste ano foram trabalhadas quatro linguagens: audiovisual, música, dança e teatro. As ações chegaram a 18 escolas com formações continuadas, compondo 52 turmas da sede e do campo. Outras 30 escolas foram contempladas com o circuito formativo de oficinas, expandindo ainda mais o alcance dessa iniciativa.
“Nós conseguimos realizar o FazArt de maneira intensa, chegando a mais escolas neste ano. Entendemos a importância da arte-educação no contexto escolar para todos os aspectos, sejam intelectuais, cognitivos, emocionais ou sociais. Por isso, estamos estudando a possibilidade de estender essa iniciativa para mais unidades de ensino”, afirmou a secretária de Educação, Wilza Vitorino.
Fotos: Vinicius Vilela
Mín. 17° Máx. 30°