Anuncio 2 ALEPE
Catarata

Tem início Mutirão de Cirurgias de Catarata na UPAE Garanhuns

700 pacientes da região passaram por triagem e realizam os procedimentos na unidade de saúde.

15/07/2019 21h21Atualizado há 1 mês
Por: Jonathas William J.W / Portal Garanhuns Notícias

O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Saúde, e o IMIP Hospitalar, está possibilitando a realização de 700 cirurgias de catarata (oftalmológicas), no formato mutirão, na UPAE Garanhuns. Os procedimentos iniciaram no início deste mês e devem se estender até agosto, garantindo todo o tratamento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Gustavo Amorim, coordenador da unidade de atenção especializada, a iniciativa busca atender inicialmente os pacientes que se encontravam na fila de espera da SES/PE, nas GERES de Garanhuns e Arcoverde.

"Temos também nosso próprio banco de dados com pacientes aguardando pela cirurgia, e com o mutirão vamos dar continuidade a estes procedimentos, aumentando nossa demanda. No total, a UPAE Garanhuns realiza cerca de 600 cirurgias por mês, e somente no mutirão alcançaremos estes números, contudo nosso bloco cirúrgico tem capacidade para absorver e estamos em uma programação toda especial em praticamente todos os setores da unidade, do ambulatório ao pós-cirúrgico" _ registra Amorim, que complementa: "É importante registrar a sensibilidade da Secretaria de Saúde do Estado, na pessoa do secretário André Longo, em ofertar estas cirurgias à população, principalmente a mais carente da nossa região".

Luís dos Santos Freire, morador da Rua José Bernardino no município de São João, e Manoel Evaristo Nepomuceno, 81, morador do Alto Bonito, zona rural do município de Itaíba, estavam no primeiro grupo chamado. Luís já havia passado pela cirurgia, e foi sua primeira, enquanto que Manoel Evaristo, que aguardava na antessala do bloco cirúrgico, já realizou do olho esquerdo: "Sempre enxerguei bem pra longe, mas a vista foi ficando fraca. Quando fiz a primeira cirurgia parece que limpou, está bem melhor". O que Manoel ainda reclama é que para perto não consegue ler e ver as coisas direito. No processo de cirurgia de catarata oferecido pela UPAE Garanhuns, o paciente, após a período de cicatrização, acompanhado pelos oftalmologistas da unidade, passa por uma última consulta para aferição do grau e confecção dos óculos.

"Desde a primeira consulta ambulatorial, ao pós-operatório, o paciente chega a estar aqui na unidade de saúde mais de 15 datas, para novas consultas, exames, e acompanhamento pós-cirúrgico. É complexo, mas é um dos serviços que a população mais necessita, e que a gente faz com todo carinho, com resultados imediatos na vida dessas famílias" - Conclui o gestor.

MUTIRÃO DE CIRURGIA DE CATARATA

A ação faz parte de um mutirão estadual onde participam oito equipamentos de saúde, sendo cinco deles no Recife e três, no Interior do Estado, totalizando mais de 2,7 mil procedimentos. A catarata é uma doença ocular que deixa a visão opaca, sendo a principal causa de cegueira reversível no mundo.

O coordenador médico da UPAE Garanhuns, Samuel Feitosa explica o mutirão: "Estes pacientes, regulados e triados pelos Municípios, já realizaram os exames pré-operatórios e estão aptos a realizarem os procedimentos, que consiste na retirada do cristalino opaco e colocação de uma lente intraocular, é considerado de média complexidade, feito com anestesia local e sem necessidade de internação. O índice de recuperação é satisfatório e em 90% dos casos o paciente volta a enxergar normalmente."

A UPAE Garanhuns é unidade da Rede SUS da Secretaria Estadual de Saúde, sob Gestão IMIP Hospitalar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Garanhuns - PE Notícias de Garanhuns - PE
Garanhuns - PE
Atualizado às 19h24
18°
Poucas nuvens Máxima: 27° - Mínima: 16°
18°

Sensação

17.4 km/h

Vento

86.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anuncio ao lado de mais lidas
Banner sessão 1 Tyoflan (esportes)
Municípios
GastroMED
Últimas notícias
Crianças
Mais lidas
Anúncio