Anuncio 2 ALEPE
FIG / Papo Reto

Papo Reto sobre Prevenção à Violência na pauta do FIG 2019

Alcione, Luciana Santos, Sílvia Cordeiro e Gleide Ângelo vão participar de um Papo Reto com jovens mulheres, estudantes e militantes feministas

26/07/2019 14h44Atualizado há 4 semanas
Por: Jonathas William J.W / Portal Garanhuns Notícias

A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas vai realizar, nesta sexta-feira (dia 26), uma roda de diálogo com a juventude feminina, um Papo Reto sobre Prevenção à Violência. O evento se integra ao 29º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2019) e procura reunir mulheres estudantes, líderes juvenis e demais jovens para conversar com a cantora Alcione, a secretária da Mulher, Sílvia Cordeiro, e a deputada estadual Gleide Ângelo.

O Papo Reto sobre Prevenção à Violência começa às 15h e segue até as 16h30. Espera a participação de cerca de 200 interessadas. A mediação será feita pela secretária executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência, Mila Aguiar, e pela gerente de Fortalecimento Sociopolítico para as Mulheres, Lucidalva Nascimento.

Mulheres – As convidadas para o Papo Reto têm voz, ação e compromisso com as causas feministas. Todas possuem destaque nas suas áreas de atuação e são exemplos de empoderamento feminino. A cantora maranhense Alcione está entre as grandes vozes da música brasileira. O sucesso potencializou seu engajamento, pois canta uma visão feminina do mundo. Como artista e cidadã, teve posições claras pelas causas sociais e em favor de movimentos reivindicatórios importantes na história do país.

A vice-governadora Luciana Santos é presidente nacional do PCdoB e era a única mulher deputada federal por Pernambuco, quando foi eleita para o segundo cargo mais importante do Estado. Foi prefeita de Olinda por dois mandatos, deputada estadual e, antes, líder do movimento estudantil. Por toda a sua carreira política, defendeu as mulheres e as populações vulneráveis.

A secretária estadual da Mulher, Sílvia Cordeiro, é médica sanitarista e militante do movimento feminista, tendo atuação destacada, há mais de 30 anos, como voz ativa na defesa e na conquista de direitos. Foi líder do Centro das Mulheres do Cabo, instituição do terceiro setor que trabalha na defesa de mulheres.

A deputada estadual Gleide Ângelo é um exemplo de coragem e determinação feminina na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Como delegada da polícia civil, ficou conhecida ao solucionar homicídios, muitos deles de repercussão nacional, e também na chefia do departamento de Polícia da Mulher. Na eleição de 2018, foi a deputada estadual mais votada da história de Pernambuco.

Evento – O Papo Reto é uma das ações do Programa Juventude Presente e tem o objetivo de reforçar as estratégias de prevenção à violência através do diálogo franco e da escuta atenta. É parte das políticas presentes no Pacto Pela Vida, do Governo de Pernambuco. O primeiro evento ocorreu no Cais do Sertão, no Recife, com a participação do rapper MV Bill, do grafiteiro Galo de Souza e do juiz da Infância e Juventude de Caruaru, José Fernando Santos de Souza.

O evento desta sexta-feira (dia 26) faz parte da agenda da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, durante o 29º Festival de Inverno de Garanhuns, FIG 2019. É uma oportunidade para estudantes, jovens mulheres, instituições e grupos militantes do protagonismo feminino de debaterem, com abertura, a questão da violência sobre os diversos recortes e diferentes causas. Será o momento, também, de refletir sobre estratégias de enfrentamento ao crime e à violência em Pernambuco.

Vale lembrar que as medidas implantadas pelo Pacto Pela Vida levaram o Estado a registrar o menor índice de homicídios cometidos contra mulheres, neste primeiro semestre de 2019. Se mantida a tendência, a expectativa é de que o corrente ano seja de reduções históricas nos indicadores de violência.

PAPO RETO SOBRE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA

Alcione, Luciana Santos, Sílvia Cordeiro e Gleide Ângelo

Sexta-feira, dia 26 – das 15h às 16h30

No auditório da Gerência Regional de Educação (GRE), em frente a Praça do Relógio das Flores

Praça Tavares Correia, 52 - Heliópolis

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Garanhuns - PE
Atualizado às 14h46
26°
Pancada de chuva Máxima: 27° - Mínima: 17°
27°

Sensação

25.3 km/h

Vento

53.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anuncio ao lado de mais lidas
Banner sessão 1 Tyoflan (esportes)
Municípios
GastroMED
Últimas notícias
Crianças
Mais lidas
Anúncio