Anuncio 2 ALEPE
Siavs 2019

Proprietários de granjas de São Bento do Una participam do Siavs 2019

Empresários associados à Coopave passam o Dia da Avicultura em missão técnica ao Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura, em São Paulo

28/08/2019 19h57
Por: Jonathas William J.W / Portal Garanhuns Notícias

Nesta quarta-feira, 28 de agosto, comemora-se o Dia da Avicultura, data que é uma homenagem ao setor agropecuário que faz do Brasil o terceiro maior produtor de carne de frango do mundo, segundo dados do Ministério da Agricultura. Um dos destaques nacionais é o estado de Pernambuco, o quarto maior produtor de ovos do país, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Espirito Santo. Essa posição se deve, principalmente, pelos números do município de São Bento do Una, no agreste, que é o maior produtor de ovos do Nordeste e o quinto no país.

Para contribuir com o crescimento econômico da região, o Sebrae em Pernambuco desenvolveu um projeto que culminou com a criação da Coopave – Cooperativa dos Avicultores de São Bento do Una – em outubro de 2018. “Nesta iniciativa, o Sebrae teve a parceria da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e da prefeitura de São Bento do Una. Desde então, desenvolve atividades como a implantação de consultorias de mercado, missões técnicas e formação do estatuto da cooperativa”, afirma Kedima Azevedo, analista do Sebrae.

Com 22 pequenos produtores associados, a cooperativa tem como objetivos fortalecer o setor, aumentar o poder de compra e venda e, principalmente, organizar a cadeia a partir da implementação do cooperativismo. Sete associados participam de uma missão técnica no Siavs 2019 – Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura, que acontece em São Paulo. No evento, eles têm contato com especialistas nacionais e internacionais e trocam experiências com produtores de outras regiões brasileiras.

Edson Veloso, da Granja Veloso, visita o Siavs pela primeira vez. Ele possui um plantel de duas mil aves que produzem por dia cerca de 1.500 ovos. No Salão Internacional, conhece as novidades tecnológicas do setor que podem garantir uma melhor eficiência para os produtores. “Participar de um evento como este é de grande importância porque a gente fica sabendo do que tem de mais moderno para nosso negócio. Poder estar aqui, sendo assessorado pelo Sebrae, é muito válido”, ressalta o produtor.

Para este ano, o Sebrae, junto com a AD Diper, conseguiu aprovar um novo projeto para a Coopave, que vai trabalhar outras vertentes: “serão oferecidas consultorias para o registro das granjas, será desenvolvido um estudo para a análise da água, a cooperativa vai ganhar um site institucional para a divulgação de informações sobre o setor, além de consultorias nas áreas de marketing e de gestão de pessoas para melhorar os processos administrativos das propriedades”, acrescenta Kedima Azevedo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Garanhuns - PE
Atualizado às 21h29
20°
Poucas nuvens Máxima: 28° - Mínima: 16°
20°

Sensação

20.4 km/h

Vento

91.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anuncio ao lado de mais lidas
Banner sessão 1 Tyoflan (esportes)
Municípios
GastroMED
Últimas notícias
Crianças
Mais lidas
Anúncio